IFSP renova acordo de cooperação com instituto português

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h02
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 08h53

Na manhã desta segunda-feira, 2, o IFSP, por meio de sua Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), renovou o acordo de cooperação com o Instituto Politécnico do Cavado e do Ava (IPCA), de Portugal. A renovação vale para um período de cinco anos.

Participaram da assinatura do acordo as secretárias executivas do IPCA Adriana Lago de Carvalho e Rosário Fernandes, a assessora de relações internacionais do IFSP, Cynthia Fischer, e a coordenadora de administração e mobilidade da Arinter, Jussara Pimenta Matos.

A ideia é que, com a renovação, o IFSP possa continuar enviando alunos e docentes para o IPCA, e também possa continuar a recebê-los, como já ocorreu no período de vigência anterior. O acordo possibilita que alunos cursem uma parte da graduação no instituto português e que docentes façam o pós-doutorado lá. Entre as áreas de maior interesse para o intercâmbio entre as duas instituições estão Engenharia, Turismo e Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas.

Para Jussara, a continuidade da cooperação entre as duas instituições é mais um passo no processo de internacionalização do IFSP. Segundo ela, a renovação envolve, inclusive, a possibilidade de o Instituto participar mais ativamente de projetos na Europa.

Durante a visita ao IFSP, as secretárias executivas do IPCA aproveitaram para visitar o Câmpus São Paulo e conhecer o Labore (Laboratório de Robótica e Reabilitação) e o Grif (Grupo de Robótica do IFSP). Elas, inclusive, inteiraram-se do trabalho que os alunos do Grif desenvolvem com drones e aproveitaram para convidá-los a participar do campeonato nacional de drones, realizado anualmente em Portugal.