Você está aqui: Página inicial

Estudante do Campus Jacareí inicia intercâmbio no México

Aluna do Campus Jacareí começa emocionante experiência no exterior, enquanto o IFSP firma acordos internacionais promissores

• Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 20h12
  • Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 20h19

Livia Barbosa na entrada da UNLALivia Barbosa na entrada da UNLAA estudante Livia Barbosa, do curso de Bacharelado em Administração, do Campus Jacareí, está vivenciando um verdadeiro sonho no exterior. Desde o início desta semana, a aluna embarcou em uma emocionante jornada de mobilidade internacional no México, graças a um novo convênio estabelecido pela Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSP (Arinter).

Nos próximos meses, Lívia terá a oportunidade de cursar disciplinas, participar de atividades extracurriculares e mergulhar nas experiências enriquecedoras que somente um intercâmbio internacional pode oferecer.

Essa incrível oportunidade foi possibilitada pelo empenho contínuo da Arinter em estabelecer novas parcerias internacionais. A coordenadoria tem se dedicado a explorar as potencialidades da instituição e a promover o desenvolvimento de projetos interinstitucionais, identificando parceiros estratégicos no exterior que se alinhem com a visão e as vocações do IFSP.

O acordo com a Universidad Latina de América (UNLA) no México é o resultado de um projeto valioso iniciado pela professora Laura Rampazzo, do Campus Barretos, que desde 2021 tem liderado um projeto de intercâmbios virtuais. Esses intercâmbios envolvem diversos formatos, incluindo o inovador Teletandem, e têm como foco a utilização do inglês como língua franca para promover a interculturalidade. Essa parceria abriu portas para novas formas de colaboração entre as instituições.

Com o México, ambos modelos foram desenvolvidos, a partir dos quais a coordenadoria passou a identificar novas formas de colaboração com a Universidad Latina de América (UNLA), localizada na cidade de Morelia, no estado de Michoacán, a 300 km da Cidade do México.

Livia e os funcionários do setor de relações internacionais da UNLALivia e os funcionários do setor de relações internacionais da UNLAEssa não é a única parceria significativa que a Arinter tem firmado nos últimos meses. O IFSP estabeleceu acordos com diversas instituições em países como Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, França, Canadá, Argentina, Bolívia e Itália. Além disso, estão em andamento negociações com instituições de ensino da Guiné-Bissau, Peru e Palestina.

Acredita-se que esses esforços resultarão em novas oportunidades em um futuro próximo. O responsável pela Arinter, Wagner Belo, destaca a importância deste momento para consolidar o setor de relações internacionais no IFSP e promover ações que enriqueçam a comunidade acadêmica.

Para Wagner, a estruturação e organização prévias do setor, conduzidas pelos professores Eduardo Modena e Cynthia Fisher, permitiu um foco mais aprofundado na identificação de pontos em que as relações internacionais contribuam efetivamente para o desenvolvimento, aprimoramento e prospecção de nossa instituição em uma escala internacional, além de consolidar práticas de ensino, pesquisa e extensão conectadas com as inúmeras vocações existentes no IFSP. Ele explica que ao assumir o setor o encontrou bem estruturado, “toda a documentação que permitia a consolidação de novos acordos, aproveitamento de atividades no exterior e incorporação de novas práticas já havia sido tramitada nas esferas administrativo-burocráticas pelos gestores anteriores”.