Você está aqui: Página inicial

Audiência marca início da implantação do Campus Bauru

Evento reuniu gestores do IFSP, moradores da cidade e autoridades locais

• Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h20
  • Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h20

Na última sexta-feira (11), foi realizada a primeira audiência pública de implantação do Campus Bauru do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O evento teve a participação de 564 pessoas, entre comparecimentos presenciais e acompanhamentos via transmissão online.

Estiveram presentes no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), além de gestores do Instituto, autoridades locais e moradores do município, como Benedito da Silva, líder comunitário de um dos bairros do entorno onde a sede definitiva do campus será construída. Ele contou que a ida do IFSP para o local tem gerado uma expectativa muito grande, e será de grande valia na criação de novas oportunidades para a região.

Em sua fala, a prefeita de Bauru, Suéllen Rosin, disse que a chegada do campus ao município é a realização de um sonho que vem se concretizando. “Um dos nossos principais desejos enquanto gestão é somar, unir forças e fazer a nossa parte. Para nós, está sendo um grande privilégio ver nascer o Instituto Federal, um sonho de muitos bauruenses”.

Essa foi a primeira de três audiências que devem acontecer no processo de apresentação e consulta à população a fim de definir a atuação da nova unidade. A partir disso, serão escolhidos o eixo tecnológico e os cursos mais adequados ao arranjo produtivo local.

A diretora-geral de implantação do campus, Gabriela Arduino, considerou muito ricas as discussões dessa primeira audiência. "Foram discussões com muita qualidade, que com certeza nos conduzirão no caminho certo para a definição dos eixos tecnológicos e cursos que atenderão Bauru e região”.

Atualmente o campus está sendo estruturado em uma sede provisória na Rua Severino Lins, 7-10, Vila Aviação. Em breve será realizada a licitação para  construir a sede definitiva, na Av. Nações Norte.

Assista abaixo a audiência na íntegra:

Próximas datas

2ª audiência pública

Data:18/8

Local: Câmara Municipal de Bauru

Objetivo: Apresentação do levantamento do arranjo produtivo e social de Bauru e região; apresentação dos catálogos nacionais de cursos; início da consulta pública (online) para indicação de cursos e eixos tecnológicos a serem ofertados pelo IFSP.

3ª audiência pública

Data:15/9

Local: Câmara Municipal de Bauru

Objetivo: Apresentação dos resultados da Consulta Pública; ponderação dos levantamentos realizados; informação dos cursos iniciais e eixos tecnológicos que serão adotados para o campus de Bauru do IFSP.