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Pró-reitoria de Ensino: veja o balanço das principais ações de 2018

  • Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 16h40
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O público recorde na edição de 2018 do Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP (Conept) é resultado de um trabalho intenso realizado pelas diferentes diretorias que compõem a pró-reitoria de Ensino durante toda a atual gestão.

No âmbito da graduação, realizou-se uma força-tarefa para tramitar 70 processos pendentes, com a conclusão de 51, sendo nove implantações, nove reformulações, 21 atualizações e 13 extinções de cursos, atendendo às novas regras estipuladas pelo Ministério da Educação no fim de 2017 que subsidiam o funcionamento da educação superior. Já no âmbito da educação básica, foram finalizados 24 processos de implantação, reformulação, atualização e interrupção temporária de oferta de vagas.

Em 2018, o IFSP conquistou a nota 4 (numa escala de 1 e 5) no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo leva em conta a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPCs), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes, ambos do último triênio, e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, “esse é um trabalho que vem sendo realizado há mais de cinco anos. Todas as discussões sobre as diretrizes, a organização, a política de ensino, entre outras, foram transformadas em documentos institucionais”. Para ele, a nota reflete a qualidade do ensino oferecido à comunidade, e o IFSP está caminhando para obter a nota máxima cinco numa próxima avaliação.

Da esquerda para a direita: o diretor de Políticas de Acesso, Alexandre Aldo Neves, a assessora Executiva da PRE, Haryanna Sgrilli, e o pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira

Currículo de Referência

A construção dos Currículos de Referência (CR) dos cursos do IFSP também tem demandado grandes esforços da PRE. O trabalho prevê a construção de currículos para a Educação Básica e para a Educação Superior que atendam, ao mesmo tempo, aos parâmetros estipulados pelo MEC e às necessidades locais de cada câmpus do IFSP. “O documento tem por objetivo fortalecer a identidade da Rede Federal de Ensino, com base num currículo que representa as diretrizes aprovadas para a rede, por meio de seus órgãos deliberativos como o Conif, mas com um olhar sensível às peculiaridades dos arranjos produtivos locais do nosso estado”, afirmou Reginaldo. A construção do CR conta com a participação de todos os câmpus do IFSP: “se o IFSP conta com 19 cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), há 19 coordenadores e seus respectivos Núcleos Docente Estruturante (NDE) participando da elaboração do currículo”. Um exemplo do reconhecimento das potências locais pela Instituição é a oferta, a partir do primeiro semestre de 2018, do curso de Engenharia de Energias Renováveis no Câmpus Matão.

O CR do Ensino Básico está sendo construído pelos coordenadores e suas respectivas Comissões para Elaboração e Implementação de Projeto Pedagógico de cursos da Educação Básica, grupo correlato ao NDE.

Educação a distância

O IFSP recebeu um total de 17.096 inscrições para as 500 vagas destinadas ao curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela primeira vez pelo IFSP. Totalmente gratuito e oferecido em dez polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, o curso superou as expectativas de inscrições. “A EaD está ganhando o reconhecimento da sociedade. Esse número consolida nossa atuação como Instituto Federal”, comemora Reginaldo Pereira.

A educação a distância deve se fortalecer cada vez mais no IFSP. No último dia 14 de dezembro, foi publicada a portaria que cria o Centro de Referência em Educação a Distância (CEAD) do IFSP, que, além de fomentar e apoiar a EaD, irá desenvolver e ofertar a formação em tecnologias educacionais por meio do ensino, pesquisa e extensão e produzir recursos educacionais em rede e integrará uma equipe multidisciplinar. O IFSP passa a compor o grupo de dez Institutos Federais que possuem um Centro de Referência em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Hoje, a EaD conta com 66 polos de educação técnica e 57 polos de educação superior no estado de São Paulo.

Acesso e permanência

Os alunos contarão, em 2019, com a Diretoria de Programa e Políticas Estudantis, que trabalhará com todas as ações relacionadas a permanência e acesso. A nova pasta irá fortalecer o protagonismo estudantil, garante Reginaldo Pereira, assegurando aos discentes a alimentação escolar, bolsas de estudo, apoio a eventos e a ampliação de espaços de reflexão, como os Fóruns que possibilitam a participação dos estudantes que atuam nos conselhos institucionais do IFSP, que são: Conselho Superior (Consup), Conselho de Ensino (Conen), Conselho de Extensão (Conex), Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Conpip), Conselho de Inovação Tecnológica (CIT), Conselho de Câmpus (Concam), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Durante o 4º Conept, foi realizado o Encontro dos Estudantes Representantes dos Conselhos Institucionais do IFSP. “Tem-se consolidado cada vez mais os espaços de discussão com o envolvimento da comunidade como um todo”, aponta o pró-reitor de Ensino.

Bolsas

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de incentivo e valorização do magistério e de aprimoramento do processo de formação de docentes para a educação básica, ofereceu, em 2018, um total de 537 bolsas. Já o Programa de Educação Tutorial (PET), de estímulo a atividade de ensino no nível de graduação, está presente no IFSP nos Cãmpus São Carlos, São Paulo e Sertãozinho, cada um com 12 bolsistas e três tutores.

Além das duas bolsas, o IFSP aderiu, nesse ano, ao programa de Residência Pedagógica, que tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica. Durante o ano, foram contemplados 309 bolsistas e 42 voluntários.

Encontro dos Pedagogos do IFSP

Para conhecer um pouco mais a Instituição, a PRE publica, anualmente, o Anuário do IFSP, com informações acadêmicas e institucionais. Além de dar transparência aos dados da Instituição, o documento é um instrumento de apoio para planejamento e gestão de todas as pró-reitorias. Os dados sobre cursos, número de alunos, perfil dos estudantes, ações inclusivas, assistência estudantil, biblioteca, servidores, despesas, infraestrutura e a expansão da rede de 2018 estarão no próximo documento, a ser publicado no mês de fevereiro de 2019.

Nenhuma ação seria possível sem as constantes formações oferecidas aos servidores ligados ao Ensino. Coordenadores de Registros Acadêmicos, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, diretores educacionais, coordenadores de cursos, sócio-pedagógicos, nutricionistas, bibliotecários e servidores do apoio ao ensino de todos os câmpus do IFSP se reuniram em diferentes oportunidades durante o ano para discutir ferramentas de trabalho, refletir sobre assuntos atuais e trocar experiências.

Para o início de 2019, duas importantes pautas serão apreciadas pelo Conselho Superior: as diretrizes para o estágio dos cursos de licenciatura e o programa acadêmico voluntário.

Reginaldo Vitor Pereira lembra que todos os documentos relacionados ao Ensino continuarão sendo avaliados pelo Conselho de Ensino, órgão colegiado consultivo, normativo e propositivo, com encontros mensais.  

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