Comissão Central e Permanente da Assistência Estudantil realiza encontro presencial

Representantes das pró-reitorias e membros da Copae se reúnem para debater políticas estudantis e orçamento

• Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2023, 18h23
  • Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 18h23

Entre os dias 31 de maio e 1º de junho, ocorreu o encontro presencial da Comissão Central e Permanente da Assistência Estudantil (Copae) no Campus São Paulo. O evento contou com a presença dos membros da Copae e representantes das pró-reitorias para discutir questões relevantes para a comunidade estudantil.

A programação do primeiro dia iniciou com a abertura, realizada pelo reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, e pelo diretor de Assuntos Estudantis (Daest), Reginaldo Vitor Marçulli Pereira. Durante o encontro, o pró-reitor de Administração, Edmur Frigeri, e o diretor de Orçamento e Finanças, Sérgio Umeda, trataram de assuntos como o orçamento da Assistência Estudantil, recomposição orçamentária para o ano de 2023, matriz de distribuição orçamentária (Portaria n. 646/2022-MEC), painel eletrônico (PRA) e perspectivas para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024.

O secretário Executivo da Comissão Central do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Alcir das Neves Gomes, tratou dos informes referentes ao PDI (2024-2028).

O segundo dia do encontro foi marcado por discussões sobre a revisão das Resoluções nº 41 e 42/2015, no qual foram abordadas questões relacionadas à metodologia e prazos. O Grupo de trabalho apresentou os resultados do questionário realizado, que embasará as próximas etapas dos processos da Política de Assistência Estudantil (PAE).

O diretor de Tecnologia da Informação, Leonardo Menzani Silva, conduziu uma sessão dedicada ao Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), em que foram apresentados os informes sobre o andamento e novas demandas do sistema.

O encerramento do encontro aconteceu com a apresentação da chefe da Auditoria Interna, Alessandra Vaz, que falou sobre o Programa de Auxílio Permanência.

Antes do evento, todos os participantes tiveram acesso ao Painel Orçamentário do IFSP.

O Encontro da Copae se mostrou uma importante oportunidade para promover debates e decisões que impactarão diretamente a vida dos estudantes, garantindo uma assistência estudantil eficiente e o direcionamento adequado dos recursos orçamentários para a instituição.