Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas Notícias Servidores > Servidores estão no Canadá para curso de imersão em língua inglesa
Início do conteúdo da página

Servidores estão no Canadá para curso de imersão em língua inglesa

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 15h12 | Acessos: 6733

Desde o dia 17 de junho, um grupo de servidores do IFSP está em Toronto participando de um curso de imersão de língua inglesa oferecido pela ILSC Schools of Canada. A atividade é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDGP) e da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto, e faz parte das ações de internacionalização do IFSP.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais, Cynthia Fischer, para que a internacionalização do Instituto seja bem-sucedida são necessárias atuações em diferentes frentes. “Uma delas é a capacitação e o aperfeiçoamento dos servidores em uma língua estrangeira para podermos receber alunos, professores e pesquisadores estrangeiros, transformando o ambiente acadêmico em um ambiente de convívio internacional”, diz.

No período de quatro semanas em Toronto, além de aulas diárias de manhã e em parte da tarde, os servidores participam de atividades culturais em diferentes locais da cidade. Para a servidora Renata Fernandez Targino, a experiência tem sido muito rica. Ela afirma que em três semanas já percebe que suas habilidades na língua inglesa melhoraram muito. “As aulas na escola e as conversas com os demais estudantes e com minha host mother me ajudaram a resgatar e aprimorar conhecimentos que já estavam esquecidos, uma vez que fazia muitos anos que eu não estudava inglês”, relata.

Renata acredita que aprimorar os conhecimentos em língua inglesa irá ajudá-la, por exemplo, a ler artigos estrangeiros na área de educação e psicologia. A servidora conta que também teve a surpresa de poder fazer aula de francês básico, língua que já havia estudado um pouco no passado. “Optei por fazê-la por já ter recebido em meu câmpus um aluno haitiano que se comunicava apenas em francês. Assim, aproveitei a oportunidade para progredir em duas línguas”.

Seleção

Uma seleção interna definiu os servidores participantes do curso. Os selecionados puderam se afastar de suas atividades, sem prejuízo da sua remuneração, durante todo o período do curso. A autorização se deu por meio de Portaria de Afastamento para Estudo no Exterior com ônus limitado.

O curso foi custeado integralmente pelo servidor participante, não sendo oferecido nenhum tipo de ajuda de custo por parte do IFSP. Cada servidor realizou um teste diagnóstico para ser alocado em seu respectivo nível de domínio da língua inglesa.

Um novo grupo de servidores fará o curso em Toronto no mês de outubro.

Fim do conteúdo da página