Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > IFSP formará Conselho de Usuários para avaliar serviços destinados a público externo
Início do conteúdo da página

IFSP formará Conselho de Usuários para avaliar serviços destinados a público externo

A iniciativa é uma forma de participação social da comunidade

  • Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 12h55
  • Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 17h22
  • Acessos: 9216

O IFSP, por meio de sua Ouvidoria-Geral, realizará entre 30 de novembro e 31 de dezembro de 2021 a composição de um Conselho de Usuários de Serviços Públicos (Consusp), que irá coordenar a primeira avaliação dos serviços prestados para o público externo. Os serviços avaliados serão os que estão registrados na Carta de Serviços ao Usuário (CSU), disponível no portal Gov.br, a plataforma integrada de serviços do governo federal.

Inédito institucionalmente, o Consusp-IFSP se constituirá como uma nova forma de participação social da comunidade no aprimoramento dos serviços prestados pela instituição para o público externo, promovendo uma aproximação entre usuários e gestores desses serviços. O conselho será composto e funcionará de forma inteiramente virtual, por meio da plataforma Conselho de Usuários, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). A adesão dos usuários é voluntária e gratuita, não havendo recebimento de remuneração ou de benefícios pela participação.

O convite para participar do Consusp-IFSP será encaminhado no dia 30 de novembro por e-mail pela Ouvidoria-Geral para o público que compõe a amostra selecionada para a pesquisa, neste caso, usuários que utilizaram em 2021 qualquer um dos dez serviços registrados na CSU do IFSP. A enquete estará disponível para resposta até 31 de dezembro, sendo imprescindível a colaboração dos usuários convidados. O e-mail conterá todas as orientações para cadastro no conselho e para responder as enquetes de avaliação.

Serão aplicadas seis enquetes este ano:

  1. Avaliação dos serviços de seleção e matrícula para cursos técnicos;
  2. Avaliação dos serviços de seleção e matrícula para cursos de graduação;
  3. Avaliação dos serviços de seleção e matrícula para cursos de pós-graduação;
  4. Avaliação dos serviços de seleção e matrícula para cursos de formação inicial e continuada;
  5. Avaliação do serviço de certificação Encceja ou Enem;
  6. Avaliação do serviço de solicitação de primeira ou segunda via de diploma.

É importante esclarecer que as quatro primeiras enquetes avaliarão dois serviços distintos, mas correlacionados, otimizando o processo de resposta para os conselheiros.

O acesso à plataforma Conselho de Usuários demanda a utilização de login único gov.br, vinculado à numeração única do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Nos casos em que o usuário interessado em compor o Consusp-IFSP ainda não tenha cadastrado seu login único, o procedimento poderá ser feito rapidamente, seguindo as orientações disponíveis no Dúvidas Frequentes da Conta Gov.br. O login permite o acesso a diversos serviços prestados pelos órgãos federais, inclusive o registro de manifestações e pedidos de acesso à informação para a Ouvidoria-Geral do IFSP por meio da Plataforma Fala.BR da CGU.

Após o encerramento da avaliação, os dados serão extraídos pela Ouvidoria-Geral. O setor promoverá a análise estatística e crítica por meio de relatório individual para cada serviço, que será disponibilizado aos gestores de serviços e instâncias de governança para que se manifestem, até fevereiro de 2022, sobre possíveis contribuições de melhorias da análise. Após a consolidação, os relatórios serão disponibilizados na página da Ouvidoria-Geral no portal do IFSP, etapa prevista para março de 2022. Posteriormente, pretende-se disponibilizar os dados brutos coletados no Portal de Dados Abertos do IFSP, a fim de viabilizar sua ampla utilização em pesquisas.

O processo de formação do Consusp e de avaliação de serviços no âmbito federal atende ao que dispõe a Lei nº 13.460/2017 e o Decreto nº 9.492/2018.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página