Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > Projeto Eduk forma educadores para o uso de ferramentas digitais
Início do conteúdo da página

Projeto Eduk forma educadores para o uso de ferramentas digitais

Projeto ofereceu formação a profissionais de educação de todo o país

  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 20h20
  • Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 20h20
  • Acessos: 10088

Em tempos de pandemia e ensino remoto, a utilização de ferramentas digitais na educação ganhou ainda mais importância. Pensando nisso, o servidor Robinson Mapelli Boaro, do Câmpus São João da Boa Vista, propôs e coordenou em 2021 o Projeto de Extensão Eduk, que levou formação continuada a profissionais da educação por meio de palestras, mesas-redondas e cursos de extensão que abordam o uso de ferramentas digitais e metodologias ativas dentro da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Na primeira fase do projeto, foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Pardo (SP); a partir daí, foram desenvolvidas duas soluções: a oferta de um curso de extensão e a criação de um blog. O curso de extensão "Metodologias Ativas e Ferramentas Digitais" foi proposto com o objetivo de apresentar aos profissionais da educação as tecnologias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de aulas e os métodos que podem ser utilizados para aplicá-las de forma a oferecer aulas mais lúdicas, inovadoras e dinâmicas.

Para o curso, foram ofertadas 200 vagas, sendo cem destinadas aos professores e profissionais da educação da Rede Municipal de São José do Rio Pardo, e as outras cem disponibilizadas aos professores e profissionais de educação das redes municipais e estaduais e a alunos de licenciatura de todo o Brasil. Participaram do curso profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão, Amazonas, Acre, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo.

Segundo Robinson, o curso apresentou novas plataformas e fez com que os participantes repensassem algumas estratégias de utilização de aplicativos e plataformas já conhecidos. Ele acredita que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), muito utilizadas como ferramenta durante a pandemia, podem estender-se para a formação dos estudantes dentro do próprio espaço escolar. "Percebemos com o curso que a utilização das TICs de forma lúdica contribui para o engajamento dos alunos, auxiliando assim na aprendizagem significativa dos estudantes."

Aluna do curso, a educadora Vanda Aparecida Batistão afirma que a iniciativa a levou a outros patamares dentro da educação. "Me considero uma curiosa digital, e os conhecimentos adquiridos no curso deixam claro que as metodologias ativas podem e devem ser aplicadas a todo momento nas escolas."

Blog — A outra solução desenvolvida dentro do Projeto Eduk foi a criação de um blog que ofereceu atividades pedagógicas durante o ensino remoto para que os alunos não se afastassem do ambiente escolar. O intuito foi o de colaborar para que os estudantes mantivessem uma rotina de estudos que pudesse ser seguida em casa.

O conteúdo do blog foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por dez professores, que organizaram atividades de apoio disponibilizadas aos alunos. O Projeto Eduk ficou responsável pela definição da estrutura do blog e da metodologia de inserção das atividades. Além disso, ofereceu uma capacitação inicial a essa equipe de professores para atualização semanal do canal. 

Próximo ano — Em 2022, o Projeto Eduk continuará a parceria com a Secretaria de Educação do município de São José do Rio Pardo e também formalizará uma parceria com a diretoria da educação de São João da Boa Vista.

Com relação ao curso de extensão “Metodologia Ativas e Ferramentas Digitais”, será aberta uma nova oferta para toda a comunidade, provavelmente por meio do Câmpus São José do Rio Preto, que demonstrou interesse em levar o projeto de extensão para lá.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página