Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Meu câmpus tem: sacos recicláveis em Boituva

O que você faz com o seu banner depois do evento científico? No Câmpus Boituva, os estudantes Adriano de Souza Correa (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Alessandra de Oliveira Gasque e Nívea de Lima (ambas do Técnico em Logística) transformam os banners sem utilidade em sacos verdes. Esses sacos são distribuídos à população da cidade, que guarda os materiais recicláveis posteriormente coletados pela cooperativa de reciclagem de Boituva. 

Coordenado pelo professor Felipe de Almeida, o projeto tem por objetivos a ajuda na conscientização dos moradores da cidade acerca da correta separação dos resíduos, a criação de um modelo de iniciativa que possa ser replicada em outras cidades e a redução dos impactos ambientais causados pelo descarte de resíduos sólidos, entre outros.

Adriano explica que existem, no Câmpus Boituva do IFSP e também na região, muitas feiras científicas, simpósios e outros eventos que exigem a apresentação de banners. “Esses banners só são utilizados para a apresentação, depois são descartados.” Alessandra, Nívea e Adriano apresentam o projeto de reciclagem de banners no Câmpus Boituva

Nívea e Alessandra contam que existe um projeto da Prefeitura de Boituva que recolhe o material reciclável nas residências dos moradores uma vez por semana. “A cooperativa que faz a reciclagem fornece sacolas para os moradores armazenarem os produtos durante a semana, mas faltam sacolas, então estamos fabricando mais para atender a essa necessidade”, apontam. 

O saco verde, de aproximadamente 50 litros, deve ser suficiente para guardar os recicláveis até serem retirados pela cooperativa. “As pessoas até tentam descartar, mas, às vezes, por falta de um lugar apropriado para guardarem o material, acabam por descartar no lixo comum”, reforça o professor Felipe. 

Além de todos os benefícios ao meio ambiente, a iniciativa também deve proporcionar um aumento da renda da cooperativa, já que, com a entrega dos sacos verdes, mais pessoas irão contribuir para a coleta de recicláveis.

Para doar seus banners usados para o grupo, basta procurar os alunos ou o coordenador no Câmpus Boituva. 

Assista aqui ao vídeo produzido pelos alunos envolvidos no projeto Saco Verde. 

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?” apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.

Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!