Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Alunos de Bragança Paulista vencem desafio de microcontroladores

altOs estudantes Adriel Aparecido de Souza e Carlos Eduardo Beretta Mourão, do 4° módulo do Técnico em Mecatrônica do Câmpus Bragança Paulista, foram os campeões do Desafio Exsto 2017 de Microcontroladores PIC18, evento realizado pela empresa Exsto em parceria com o Centro Paula Souza, durante os meses de março a junho.

A competição ocorreu na plataforma EAD da Exsto. Após uma fase de capacitação com materiais fornecidos pela empresa, os competidores tiveram de desenvolver um projeto para solução de um problema proposto. Os testes das soluções foram realizados por meio da tecnologia de Laboratório Remoto, o que possibilitou aos alunos trabalharem com equipamentos reais, mesmo em atividades a distância. As atividades propostas envolviam controles automáticos de temperatura em uma bancada real preparada com hardware e instrumentos de medição, acessadas via internet. 

A edição desse ano teve duas vezes mais inscritos que em 2016. Feliz com a conquista do primeiro lugar em uma competição tão disputada, Carlos Eduardo acredita que o desafio propiciou uma experiência nova. “Obtive conhecimento sobre microcontroladores e também sobre trabalho em equipe, que é uma característica essencial no mercado de trabalho”, declarou. 

A dupla vencedora competiu com outros 174 estudantes (no total foram 8 escolas e 88 duplas participantes), provenientes de cursos da área tecnológica como Eletrônica, Eletrotécnica, Automação Industrial, Informática e Mecatrônica. Para Adriel, iniciativas como essa competição incentivam os alunos a estudarem. “Foi um desafio interessante por conta do nível de dificuldade, e que me ajudou muito em uma disciplina de controle que cursei este semestre”, finalizou.

O Câmpus Bragança foi convidado a participar da segunda edição do Desafio por meio do Projeto de Extensão "Conexão Indústria". Participaram sete duplas sob orientação do professor Márcio A. Sodré de Souza

Conexão Indústria – O projeto busca aproximar os ambientes acadêmico e profissional, fortalecendo o vínculo de cooperação com o acervo produtivo da região Bragantina e entorno por meio de parcerias e atividades com empresas de áreas tecnológicas. Entre outros benefícios, essa proximidade com o ambiente industrial propicia a ambos os lados uma intensa troca de experiências, networking e atualização tecnológica, além de abrir as portas para trabalhos conjuntos (pesquisas, etc.). 

 

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!