Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Professor do Câmpus Salto utiliza podcasts para formação continuada de docentes

O professor Damione Damito, da área de Informática do Câmpus Salto, e a professora Päivi Aarreniemi-Jokipelto, da Universidade de Ciências Aplicadas Haaga-Helia, da Finlândia, gravaram nesta quinta-feira, 16 de março, um podcast sobre mobile learning. A gravação ficará disponível no podcast Papo de Professor, criado a partir da participação do professor Damione no programa Professores para o Futuro, na Finlândia.

Da esquerda para a direita: a colaboradora do Papo de Professor Lane Lina, a professora finlandesa Päivi, o reitor Eduarto Antono Modena, o professor do Câmpus Salto Damione, e o diretor de Educação a Distância do IFSP, Paulo José Evaristo da SilvaEntre abril e dezembro de 2015, o professor do Câmpus Salto foi contemplado pela Chamada Pública CNPq – SETEC/MEC, que selecionou 35 professores de Institutos Federais de todo o Brasil para capacitação em universidades de ciências aplicadas na Finlândia.

Um dos aprendizados multiplicados pelo docente no Brasil foi o uso de podcasts como ferramenta de formação continuada de professores. O projeto, que inicialmente seria desenvolvido até dezembro de 2015, tem ganhado cada vez mais adeptos. “Minha responsabilidade com o governo era de realizar esse trabalho até o fim de 2015, mas hoje temos mais de 17 mil acessos de diversas partes do Brasil e do mundo e, então, continuamos. Teve destaque em diversos jornais brasileiros e internacionais por ter um potencial grande.” Damione explica que no projeto são tratados diversos temas relacionados à educação, como metodologias e boas práticas. 

A professora Päivi, que veio ao Brasil para tratar de uma pesquisa desenvolvida junto à Universidade Municipal de São Caetano do Sul, afirma que os podcasts são uma maneira muito avançada de disseminar a educação. Ela destaca o teor prático da ferramenta, que deixa de lado teorias de difícil compreensão. Na Finlândia, observa Päivi, os podcasts também são usados para propósitos educacionais, ao contrário do Brasil, onde o instrumento é usado sobretudo para o entretenimento, segundo Damione. “É sensacional! A solução técnica é muito simples, mas muito impactante”, resume a docente finlandesa. 

Além do Papo de Professor, Damione realiza, desde junho de 2015, o projeto de Extensão Poadcast Papo de Aluno, desenvolvido com alunos do Câmpus Salto do IFSP. O Papo de Aluno tem como objetivo auxiliar na formação do pensamento crítico dos estudantes. 

Acesse aqui o podcast Papo de Professor. Para acessar o Papo de Aluno, clique aqui

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!