Professores de língua espanhola se reúnem em evento nacional

Os professores de espanhol da rede federal de ensino de diversos estados participaram do simpósio “O Ensino de Espanhol nos Institutos Federais”, nos dias 1 e 2 de junho, no Câmpus Maracanã do Cefet Rio de Janeiro.

No encontro, foi realizado o lançamento do livro “Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: cenário nacional e experiências didáticas”, organizado pelo professor Antonio Ferreira da Silva Júnior, do Cefet/RJ.alt

O IFSP foi representado pelo professor Jorge Rodrigues de Souza Júnior, do Câmpus São Paulo, autor do capítulo “O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no IFSP, Câmpus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores” do livro organizado pelo docente do Rio de Janeiro.

No texto, o docente do IFSP resgata a memória da oferta da língua espanhola nos cursos do Câmpus São Paulo e discute a importância do ensino de línguas estrangeiras para a formação, tanto profissional quanto cidadã, dos alunos.

Segundo Jorge Júnior, a publicação é de relevância nacional, pois permite conhecer a abrangência e o trabalho desenvolvido com a língua espanhola no âmbito das instituições da rede federal de ensino. O livro traz ainda a importância da manutenção do ensino do idioma espanhol nos currículos do ensino médio, especialmente depois da aprovação da Lei Federal n.º 13415/17, a Lei da Reforma do Ensino Médio.

Simpósio

O simpósio “O Ensino de Espanhol nos Institutos Federais” contou ainda com palestras, mesas-redondas e comunicações sobre o ensino de espanhol na rede federal de ensino.