Inscrições abertas para processo de revalidação de diplomas

Entre os dias 27 de abril e 20 de maio de 2016, o IFSP receberá inscrições para o processo de revalidação de diplomas de cursos técnicos e tecnológicos, emitidos por instituições educacionais estrangeiras.

A revalidação é o ato oficial pelo qual diplomas, emitidos no exterior e válidos no país de origem, tornam-se equiparados aos emitidos no Brasil, adquirindo o caráter legal necessário para todos os fins, inclusive o exercício profissional, mediante o competente registro nos órgãos de classe, quando exigido.

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por meio de procurador legalmente nomeado para essa finalidade, por meio de procuração com firma reconhecida em cartório, diretamente na Coordenadoria de Registros Escolares, em um dos câmpus, conforme endereços definidos no edital, independentemente do local de oferta do curso.

A taxa de inscrição é no valor de R$100,00, que deverá ser paga no período de inscrição, independente do deferimento ou não do pedido de revalidação do diploma, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU).

O processo ocorrerá em quatro etapas: envio do requerimento com o pedido de revalidação do diploma, dirigido ao reitor do IFSP, com as cópias autenticadas dos documentos exigidos e comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União; análise preliminar da documentação enviada; encaminhamento do processo ao campus onde o curso é ofertado. Caso haja o deferimento integral do pedido, ocorrerá a entrega dos documentos originais, a fim de proceder com a revalidação.

Os interessados devem ler atentamente o Edital IFSP nº 244/2016, disponível abaixo.