Combate ao Aedes aegypti em foco no IFSP

alt

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) vai mobilizar alunos, servidores e toda a comunidade das regiões onde se encontram os câmpus da instituição contra o Aedes aegypti. O mosquito é transmissor do vírus Zika, além da Dengue e Chikungunya. As ações iniciam-se no  "Dia do Zika Zero", quando ocorrerá a “caça ao mosquito”, com mutirão em busca de focos, além de palestras sobre o assunto.

A partir daí, a mobilização será feita periodicamente, por meio de atividades de extensão,  e em momentos como a Semana de Boas-vindas nos câmpus. Entre as medidas a serem adotadas, estão a conscientização da comunidade interna sobre a rotina de prevenção e eliminação de focos do mosquito e a coordenação de  vistorias e limpeza das áreas internas e externas.

O presidente do Comitê Central do IFSP de Mobilização contra o Aedes aegypti, Wilson de Andrade Matos, ressalta também a importância do envolvimento da Instituição, nos municípios de sua atuação, junto às comunidades locais: “a ideia é organizar grupos de servidores e alunos para articular com os poderes locais e visitar instituições no município como escolas e empresas privadas para levar a mensagem da campanha de eliminação de focos desse mosquito”.

A colaboração do IFSP nessa campanha  terá um grande impacto devido a presença do Instituto em diversas regiões do estado de São Paulo, incluindo municípios em que as ações são prioritárias, como Catanduva e Votuporanga, devido ao número relevante de casos registrados das doenças transmitidas pelo  Aedes aegypti.

A criação do comitê contra o mosquito no Instituto vai ao encontro da mobilização do governo federal nesse combate. Nos dias 02/02 e 04/02, houve reuniões, em Brasília, com os Pró-reitores de extensão das instituições de ensino federal do país para tratar da efetiva atuação na campanha.