Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

IFSP comemora conquistas para as bibliotecas no Dia do Bibliotecário

Neste domingo, dia 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário. O IFSP celebra a data com a aquisição da Classificação Decimal de Dewey, do sistema Pergamum de automação de bibliotecas, com o acesso à coleção ABNT e Portal de Periódicos da CAPES, e com a assinatura de revistas mensais.  

altInstituído a partir do decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, o Dia do Bibliotecário é comemorado na data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta, Manuel Bastos Tigre, o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

O Instituto Federal de São Paulo conta atualmente com 70 bibliotecários. Esses profissionais estão presentes em todos os câmpus da instituição, sendo responsáveis por promover a descrição, o armazenamento e a disseminação das informações contidas nos mais diversos recursos, tornando-os acessíveis aos seus diversos públicos. Além disso, ele é responsável por promover a capacitação da comunidade de usuários para usar tais recursos de maneira eficiente e eficaz.

O bibliotecário é fundamental para a promoção do conhecimento disponibilizado pela instituição e pelo conhecimento gerado por sua comunidade discente e docente. Sua atuação, no que se refere ao acesso e disseminação de informação, sustenta todos os setores da Instituição e permite a integração das ações desenvolvidas pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. 

Por meio de ações sistêmicas conduzidas especialmente pela Coordenadoria de Bibliotecas, da Pró-reitoria de Ensino, a Instituição tem somado importantes aquisições com o objetivo de melhorar a oferta de produtos e serviços de informação à comunidade interna. Destacam-se a aquisição da Classificação Decimal de Dewey, o sistema Pergamum de automação de bibliotecas, o acesso à coleção ABNT e Portal de Periódicos da CAPES, e a assinatura de revista mensal de notícias cotidianas. 

Biblioteca virtual

Uma das conquistas mais ansiadas pela comunidade está em fase de implantação: a biblioteca virtual universitária da Pearson. A biblioteca virtual disponibilizará um acervo completo de e-books de relevantes editoras, como Prentice Hall, Makron Books, Cia das Letras, Ática, Scipione e Lexikon à comunidade de usuários do IFSP. 

O IFSP enaltece o trabalho dos bibliotecários que tem contribuído para formação dos alunos por meio do apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, colaborando, assim, para a consolidação da instituição.

alt

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!