Professores participam de intercâmbio nos EUA

O Programa SETEC-CAPES/NOVA de Capacitação para Professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica proporcionou a docentes o treinamento nas instituições consorciadas ao Northern Virginia Community College - Nova, nos Estados Unidos.

O programa contemplou professores em efetivo exercício dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), de Escolas Técnicas vinculadas a Universidades Federais e do Colégio Pedro II. Onze dos professores selecionados são docentes do IFSP.

O programa busca valorizar os profissionais que atuam na Rede Federal, fortalecendo o domínio das quatro habilidades linguísticas – compreender, falar, ler e escrever em inglês – dos professores de língua inglesa, expondo-os às práticas pedagógicas dos Community Colleges norte-americanos.

O grupo também compartilha experiências do ensino de inglês como segunda língua, propondo atividades que estimulem a participação do aluno em sala de aula e o uso de recursos online e de outras ferramentas na formação continuada de professores na preparação de novas metodologias e de materiais para uso em sala de aula, bem como estimulem parcerias com professores norte-americanos com vistas a futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.

Esta é segunda turma do IFSP a participar deste programa. Em 2016, houve a seleção de professores de inglês dos IFs para o 1º grupo. Para ele foram selecionados 12 docentes do IFSP, que ficaram por oito semanas nos Estados Unidos em instituições CCSF, em São Francisco, e NOVA, em Washington.

Para esta edição, houve uma seleção na qual outros 11 docentes foram contemplados. Assim como o primeiro grupo, os professores permanecerão no programa por oito semanas (de meados de janeiro a meados de março). Esse grupo foi acolhido pela NOVA, em Washington.

Veja a lista dos professores que participam do programa em 2017:

Professore de inglês participantes do programa SETEC-CAPES/NOVA

Daniela Terenzi

Eliana Kobayashi