Seminário mundo do trabalho discute Educação e Empreendedorismo

altA terceira edição do Seminário do Mundo do trabalho teve como tema "Educação e empreendedorismo". O evento aconteceu nessa terça-feira, 11, no Câmpus Jundiaí, e foi prestigiado por servidores do IFSP que atuam na área de gestão ou que estão envolvidos com projetos de empreendedorismo ou economia solidária, e por estudantes interessados em constituir empresas juniores, além de representantes das pró-reitorias de Extensão e Pesquisa.

A conferência de abertura foi realizada pelo professor Jose Dari Krein, da Faculdade de Economia da Unicamp. O professor explorou a temática do mundo do trabalho frente à atual conjuntura política e econômica do país. Após a conferência, houve uma mesa-redonda com representantes das seguintes instituições: Incubadora Tecnológica de Cooperativas da USP, Estat Júnior da Unicamp, CUBO - Coworking e SEBRAE - Jundiaí, além do professor Luis Arnaldo Biagio, do Câmpus Salto.

No período da tarde, foi realizado um Painel de Experiências, um momento de compartilhamento de práticas educativas realizadas no IFSP relacionadas ao empreendedorismo. Apresentaram-se no Painel os professores Pedro Fantinatti (Câmpus Campinas), Alberto Paschoal Trez (Campus São Roque), Andréia de Alcântara Cerizza (Câmpus Birigui) e Ronise Suzuki de Oliveira (Câmpus Registro).

altAo final do Painel, o Pró-reitor de Extensão, Wilson de Andrade Matos, apresentou a proposta do Observatório de Oportunidades, ação que deve ser pensada no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para ampliar o relacionamento do IFSP com o arranjo produtivo local e oferecer aos estudantes do IFSP maiores possibilidades de interação com o mundo do trabalho.

Após o Painel, foram realizados grupos de trabalho para discutir o empreendedorismo no Projeto Pedagógico de Curso, a efetivação da Empresas Juniores no IFSP, a organização do programa de Incubadora de Cooperativas Populares no IFSP, a aproximação dos câmpus com o arranjo produtivo local e os hotéis de projetos. O reitor Eduardo Antonio Modena fez uma fala antes do Painel destacando a importância de eventos como esse para a construção e manutenção dos nossos projetos educativos.