Newton Lima é novo assessor da reitoria do IFSP

O Instituto Federal de São Paulo recebeu no dia 12 de abril o novo assessor de gabinete, Newton Lima, ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos, conforme Portaria n° 1.387/2017, publicada no Diário Oficial da União.

alt

Grande aliado do IFSP, Newton Lima foi deputado federal na legislatura 2011-2014, tendo se destacado na captação de emendas parlamentares individuais e de bancada que reforçaram o orçamento da Instituição. De acordo com o reitor Eduardo Antonio Modena, Newton Lima foi um grande articulador para a implantação de vários câmpus, notadamente o de São Carlos, e também um dos articuladores para a queda do Decreto 2.208/1997, que impedia a União de expandir a rede de Cefets e escolas técnicas, bem como extinguia o curso médio integrado.

O novo assessor do IFSP é doutor em Engenharia pela Poli-USP, e tem um extenso currículo na área de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica. Newton Lima encabeçou diversas comissões durante seu cargo de deputado federal, sendo vice-presidente da Frente Parlamentar da Ciência e Tecnologia, relator da Subcomissão do Plano Nacional de Banda Larga na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática. Participou também da elaboração do novo Código de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Reitoria destaca a importância de Newton para o IFSP, sobretudo no atual cenário econômico, com o corte de verbas de investimentos e o contingenciamento de custeio, que engloba, no caso específico da educação, não só as despesas com o material de consumo, mas também com material permanente, como equipamentos de laboratório. Entre outras atribuições, o novo assessor utilizará sua experiência sobre os trâmites do congresso e seu conhecimento acerca da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação para conseguir mais recursos para o IFSP.

O reitor Modena ressaltou o trabalho que será encabeçado pelo assessor junto às prefeituras dos municípios que ficam na região de abrangência dos câmpus. De acordo com Modena, existem programas nacionais do FNDE, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Caminho da Escola do Programa Nacional ao Transporte do Escolar (PNATE), que precisam ser discutidos com essas prefeituras. “Newton Lima também dará suporte ao trabalho que os diretores de câmpus já fazem junto às administrações municipais.”

No primeiro dia de trabalho, Newton Lima participou da reunião de planejamento que tratou da revisão do PDI 2012-2016 e da construção do novo PDI, do Relatório de Gestão e do Mapeamento de Processos. Na próxima semana, acompanhará o reitor numa missão junto a parlamentares da Câmara e no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos.