IFSP faz novo depósito de patentes

Em abril, o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSP protocolou mais dois pedidos de depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industria (INPI). Trata-se de duas invenções contempladas pelo Edital nº 456/2016 (Edital do Inventor). Com os novos pedidos, o IFSP contabiliza 11 invenções em processo de avaliação para concessão de patente.

Saiba mais sobre os projetos:

- Sistema para criação de roteiros, acompanhamento de treinos e análises de desempenho voltados a esportes aquáticos e sensor de toque: o projeto busca auxiliar nadadores durante treinos de natação. A ideia central é composta por um aplicativo que permite que um treinador crie uma rotina de treino com liberdade para inserir qualquer estilo de nado (ex: crawl, apenas perna, costas com nadadeiras) e descarregue essa rotina para um dispositivo eletrônico, montado ao lado da piscina. Com o auxílio de um sensor dentro da piscina, as informações de chegada/saída do nadador são computadas e relacionadas às informações da rotina de treino preparada pelo treinador, fornecendo ao nadador um feedback em tempo real sobre sua performance, estágio do treino, tipo de nado que deve executar etc. Após o treino, o usuário poderá ainda descarregar esses dados e obter mais detalhes de seu desempenho por meio do aplicativo para computador. Formam a equipe responsável pelo projeto o professor Afonso Celso Turcato, o professor Eduardo André Mossin, o professor Rodrigo Palucci Pantoni, Marcos Paulo Da Silva, Mateus Gasparotti Rossini e Rafael Andrade Dalceno.

- Equipamento e processo de medição de torque resistivo para classificação do tônus muscular: O projeto refere-se a um sistema que reproduz a forma como os médicos atualmente medem o tônus muscular nos membros superiores, ou seja, aplicando uma força ao antebraço e analisando características associadas à reação ao movimento que o paciente apresenta. Esse equipamento permite inovar a maneira com a qual o médico e o fisioterapeuta realizam o diagnóstico do tônus muscular dos pacientes, tornando o resultado mais preciso e apurado por meio da análise quantitativa das variáveis mencionadas acima. Potencialmente, pode ser utilizado em laboratórios de pesquisa de controle do movimento humano, biomecânica e engenharia biomédica, bem como em clínicas, consultórios, centros de reabilitação e hospitais. A equipe integrante do projeto tem como integrantes os professores Alexandre Brincalepe Campo, Ulysses Fernandes Ervilha (USP), e os discentes Bruno Freitas Freire, Fernanda Maria Bréder Esteves, Fernando Cruz Nakandakari, Ingo Lourenço Sewaybrick e Luana Duarte Gagliardi.