IFSP Conexão Inovação: empresas buscam parcerias com câmpus

A primeira edição IFSP Conexão Inovação já está trazendo resultados positivos para os Câmpus Hortolândia e Catanduva, que sediaram o evento nos dias 6 e 7 de junho. Em Catanduva, empresários buscam parcerias com o Instituto Federal.

Servidores do IFSP e palestrantes reunidos no Câmpus CatanduvaO IFSP Conexão Inovação reuniu o arranjo produtivo das regiões com o objetivo de incentivar ações em parceria com a Instituição. Estudantes, servidores, representantes do setor produtivo e palestrantes trocaram experiências e estudaram ações conjuntas entre o Instituto Federal e o mercado.

O gerente financeiro das Indústrias Colombo, Leonildo Colombo Neto, foi um dos empresários presentes no evento realizado no Câmpus Catanduva. Fabricante de maquinário e componentes agrícolas, a empresa avaliou as atividades como “de extrema valia”. “Além de trocarmos experiências com docentes e outros empreendedores sobre os desafios da inovação, conseguimos identificar boas oportunidades de crescermos junto com o Instituto, seus docentes e alunos. Em nossa opinião, a parceria entre o setor produtivo e instituições de ensino e pesquisa é crucial para a evolução de ambos”, apontou Leonildo, acompanhado de cinco integrantes da sua equipe.

No dia seguinte ao evento, representantes da empresa Colombo se reuniram com a coordenação de Extensão e a direção do Câmpus Catanduva para discussão de possíveis parcerias. “Os empresários se mostraram encantados com a estrutura do IFSP, bem como do potencial que docentes e discentes podem ter na produção de conhecimento e produtos”, relatou o coordenador de Extensão e presidente da comissão organizadora do evento em Catanduva, Gabriel Terra Pereira.

A expressiva participação dos estudantes resultou na oportunidade de conhecerem o setor produtivo e as tecnologias usadas no mercado de trabalho. “O evento nos aproxima ainda mais do mundo tecnológico e industrial, instigando o aprendizado e a aplicação de conhecimentos nessas áreas”, destacou Felipe Boragina, aluno da primeira turma do curso de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Catanduva. Durante o intervalo das atividades, os alunos tiveram contato com os empresários presentes.

Aluno do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e fundador da startup de tecnologia para educação DIGO Educação Maker, Diogo Garcia Cunha avaliou que o IFSP Conexão Inovação é importante para a troca de conhecimento. “Como aluno, tenho a visão da oportunidade promovida pelo evento, projetando os egressos para oportunidades de trabalho e de pesquisa. Como empreendedor, vejo a importância do networking estabelecido e a troca de informações no evento. Vemos como é crucial a parceria público-privada para o estabelecimento do progresso educacional e tecnológico. Com certeza essa excelente iniciativa perdurará e crescerá a cada edição, receberá grandes nomes do setor público e privado para estabelecimento de uma economia mais fortalecida, conhecimentos compartilhados de forma efetiva e para o engajamento dos discentes em galgar empreendimentos, seja em uma empresa de fato ou o intraempreendedorismo”.

O diretor-geral do Câmpus Catanduva, Osvaldo Severino Junior, destacou que o IFSP Conexão Inovação foi uma ótima oportunidade de estreitar as relações entre o câmpus e a comunidade local. “Como é bom podermos nos reunir com o arranjo produtivo da cidade de Catanduva para falarmos sobre os temas pesquisa, inovação, empreendedorismo e negócio, podermos estender e explorar novos conhecimentos, experiências e estreitar novos horizontes a respeito da inovação aplicada a esta rede que se forma neste momento!”Da esquerda para a direita: Edgar Noda (diretor-geral do Câmpus Hortolândia), Roberto Sekiya (subsecretaria estadual de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa), Fernando Gomes de Morais (secretaria municipal de Educação de Hortolândia), e Dimas Correa Pádua (secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Hortolândia)

Gabriel Pereira avalia como positiva a primeira edição do IFSP Conexão Inovação. “A conversa com os empresários foi muito produtiva, até porque pudemos ter o feedback com todos. Ouvimos muitos elogios em relação ao evento em si e à estrutura que o Instituto Federal oferece para a troca de experiências e projetos”.

Além da empresa Colombo, participaram da ação em Catanduva as organizações DeVito, fabricante de refrigerantes; Fundação Padre Albino, que mantém uma instituição de ensino superior no município; membros do SENAC, e da empresa Ice Creamy, que fabrica e vende sorvetes para todo o País. Também prestigiaram o evento autoridades políticas do município.

Hortolândia

No Câmpus Hortolândia, a programação do IFSP Conexão Inovação também contou com palestras e mesas de discussão sobre o novo marco regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/16) e sua aplicação no IFSP, formas de investimento e fomento a projetos e estudos de casos bem-sucedidos de parcerias entre o ambiente acadêmico e a indústria.

Empresas como DELL, CPqD, Elektro, RFIDMOURA e Saccharys participaram das discussões e conheceram a estrutura do Câmpus Hortolândia.

Próximo evento

No mês de outubro, os Câmpus Itapetininga e Salto receberão as atividades do IFSP Conexão Inovação.

Acompanhe as novidades sobre o próximo evento no portal do IFSP.

Servidores do IFSP e palestrantes reunidos no Câmpus Catanduva