Comissão vai organizar a Política de Ações Afirmativas do IFSP

No dia 13 de junho aconteceu a primeira reunião da Comissão de Organização da Política de Ações Afirmativas do IFSP, instituída pela portaria nº 1989 de 29 de maio de 2017.

Atualmente há corpo legislativo que regulamenta as ações afirmativas em âmbito federal, porém todas as instituições de ensino devem se organizar para implementar e acompanhar sua própria política. A diretora adjunta de Desenvolvimento Comunitário do Instituto, Caroline Jango, explica que apesar de o IFSP já possuir diversas ações afirmativas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, essas ações precisam ser sistematizadas. “Assim, entre os papéis da Comissão está o de levantar, compilar e analisar os documentos, legislações e procedimentos relacionados às ações afirmativas já estabelecidas no IFSP.”

A Comissão também irá pensar as demandas ainda não regulamentadas e definir as instâncias de acompanhamento dessas políticas. Caroline ressalta que o objetivo final da Comissão é produzir um documento único que regulamentará a “Política de Ações Afirmativas do IFSP”, o que, segundo ela, “proporcionará unidade e transparência às ações realizadas”.

Para a diretora Adjunta de Desenvolvimento Comunitário do IFSP, o trabalho da Comissão é de grande relevância e deverá contar com a colaboração de toda a comunidade interna e externa, que será devidamente envolvida no debate. Ela frisa que a composição da comissão buscou alcançar ampla representatividade a fim de que o documento seja uma construção coletiva e atenda às demandas da sociedade.

A composição da Comissão pode ser conferida na Portaria disponibilizada abaixo. A Comissão tem cinco meses para finalização dos trabalhos.

Ações Afirmativas - As ações afirmativas têm como objetivo corrigir desigualdades sociais e raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo da história do nosso país. Assim, a partir da comprovação estatística das desigualdades existentes e da necessidade de reparos, as referidas ações, quando estabelecidas no âmbito educativo, visam promover igualdade de oportunidades.