IFSP aprova novos regulamentos para a Pós-graduação

Na última reunião do Conselho Superior, realizada em 1º de agosto, foram aprovadas três resoluções que regulamentam e/ou alteram a regulamentação para o oferecimento de pós-graduação no IFSP, e também para a docência voluntária.

A Resolução nº 64/2017 trata da regulamentação dos cursos de pós-graduação Lato Sensu oferecidos pelo IFSP. O documento revoga a Portaria nº 1.015/2008, do CEFET/SP, e os artigos da Organização Didática de 2013 que fazem referência à pós-graduação Lato Sensu. Ela também atualiza as normas para a oferta de ensino nessa modalidade. As novas regras entram em vigor somente em 2018.

As normas para o exercício da docência voluntária na Pós-Graduação do IFSP também foram regulamentadas pela Resolução nº 65/2017. Além das regras, o documento traz em anexo um Termo de Adesão, que formaliza o vínculo voluntário dos interessados, sem ônus para a instituição. A abertura de vagas e o recrutamento de docentes nessa modalidade ficará a cargo exclusivamente dos colegiados dos cursos e programas de pós-graduação, com seleção mediante edital e processo seletivo.

A regulamentação pós-graduação Stricto Sensu também foi aprimorada pela Resolução nº 66/2017. Ela atualiza quatro artigos da Resolução nº 158/2014: neles são organizados o colegiado e as coordenadorias de cada programa, entre outras regras. A atualização desse documento servirá de base para que os interessados em submeter novos programas à CAPES possam organizar a normatização de seus projetos de curso, conforme orientação do Aplicativo de Propostas de Cursos Novos – APCN.