Novo processo agiliza aquisição de acervo bibliográfico

O IFSP adotou um novo processo, Registro de Preços, para a aquisição de livros e materiais bibliográficos para os acervos das Bibliotecas do IFSP. A medida assegura maior agilidade e eficiência nessas aquisições.

"É a primeira vez que um processo dessa magnitude foi realizado no IFSP, é uma mudança de paradigmas", constata o reitor, Eduardo Antônio Modena. A novidade neste processo licitatório é a organização da aquisição por área de conhecimento, e não mais por títulos, como sempre foi feito. Nesse novo molde, o IFSP garante que todo o valor destinado à aquisição de livros seja executado, uma vez que as aquisições são mais precisas, e os títulos esgotados podem ser facilmente substituídos por títulos disponíveis e, ainda, por edições mais recentes.

O ponto de partida para a mudança ocorreu no II CONEPT, realizado no final de novembro de 2016, em Votuporanga, no qual o tema “Aquisição de Acervo Bibliográfico” foi abordado. Nesse encontro, o Diretor de Planejamento e Orçamento, José Roberto da Silva, apresentou alguns modelos de processos de aquisições, e o modelo aceito pelo grupo de bibliotecários do IFSP foi o de maior desconto no valor da tabela da editora.

Outro ponto a ser destacado é a agilidade com que o processo foi montado, contando com a contribuição de servidores de diversos câmpus. "Esse processo foi realizado em tempo recorde", afirma o Reitor do IFSP.

Esse processo, além de facilitar os pedidos de novos títulos, também contribui diretamente para a melhoria do acervo disponível nos câmpus e, consequentemente, a melhoria na avaliação dos cursos, bem como o acesso dos estudantes a obras atualizadas e necessárias ao seu processo educativo.

O pró-reitor de Administração, Silmário Batista dos Santos, agradeceu ao empenho e dedicação dos servidores Mayara Fernanda Oliveira Lima Rodrigues e Anderson Caldas Cailleaux, de Bragança Paulista; Élcio José da Costa e Pamella Suellen da Silva, de Hortolândia; Rosangela Galdino e Fabrício Quellis Godoy, de Piracicaba; Maria Carolina Gonçalves, Camila Zazini Benedito, João Paulo Pereira e Leonardo Moneda Rehder, de São João da Boa Vista; Angela Halen Claro Franco e Luis Carlos Pereira, da Pró-Reitoria de Ensino, e  Fernanda Amorim Rocha e José Roberto da Silva, da Pró-Reitoria de Administração.

Histórico

A Pró-Reitoria de Administração, logo após o encontro realizado no II Conept, iniciou os estudos e a troca de experiências com o IFSC, instituição que já adotava a aquisição de acervo bibliográfico por Ata de Registro de preços, em dezembro de 2016.

Em abril de 2017, o novo processo foi apresentado no II Encontro dos Bibliotecários do IFSP, pela Gerente de Planejamento de Materiais e Serviços, Fernanda Amorim Rocha.

No final de abril, o processo foi encaminhado para análise jurídica e demais trâmites licitatórios, ficando vigente no final de maio de 2017. O processo tem vigência de um ano, mas o IFSP irá adotá-lo como padrão nesses tipos de aquisições.

Os procedimentos administrativos para efetivar a aquisição do Acervo Bibliográfico podem ser acessados por toda a comunidade do IFSP aqui.