Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Conselho de Ensino empossa novos membros

Da esquerda para a direita: Dyane Guedes Cunha (PRX), Flávio Henrique Ferraresi (Câmpus Capivari), Maria Lúcia Soares do Amaral Kanezaki (Câmpus São Paulo), Andreia Silva Regina Cabral Libório (Câmpus Registro), Erika de Souza Barreto (PRE), Reginaldo Vitor Pereira (PRE), Cezar Luiz de Souza (Câmpus Sorocaba), Marta Senghi Soares (PRE), Alexandre Cardoso (Câmpus Campos do Jordão) e Diogo Comitre (Câmpus Boituva)Seis novos membros do Conselho de Ensino (Conen) do IFSP tomaram posse nesta quinta-feira, 10 de agosto, no auditório de Eletrônica do Câmpus São Paulo, com o objetivo de recompor a equipe no mandato que vai até abril de 2018. 

Criado em 2015, o Conen é um órgão consultivo, normativo e propositivo de assessoramento das pró-reitorias, reitoria e Conselho Superior no que tange às matérias e políticas institucionais de Ensino. 

O Conen é presidido pelo pró-reitor de Ensino, Reginaldo Vitor Pereira, e composto por mais 13 membros titulares e 13 suplentes dos seguintes segmentos: Colégio de Dirigentes, gerentes Educacionais, coordenadores do Sociopedagógico, docentes, discentes, técnicos administrativos, diretorias da Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de Extensão, Pró-reitoria de Pesquisa, coordenadores de Apoio ao Ensino e coordenadores de Registros Escolares.

Neste momento, tomaram posse os seguintes conselheiros: Alexandre Cardoso (1º titular do segmento coordenadores de Registros Acadêmicos), Maria Lúcia Soares do Amaral Kanezaki e Andreia Regina Silva Cabral Libório (1ª titular e 1ª suplente do segmento técnicos-administrativos, respectivamente), Cezar Luiz de Souza e Diogo Comitre (1º e 2º suplentes do segmento diretores adjuntos de Ensino, respectivamente) e Rogério de Oliveira (1º titular do segmento coordenadores de Apoio ao Ensino). Veja aqui a lista dos conselheiros eleitos. 

A diretora de Educação Básica da PRE, Marta Senghi Soares, e a secretária do Conen, Érika de Souza Barreto, explicaram a estrutura e os trabalhos realizados pelo Conselho e também pela Pró-reitoria de Ensino, além de colocarem-se à disposição para sanar as dúvidas dos novos participantes do grupo.    

O pró-reitor Reginaldo Vitor Pereira lembrou que, assim como nos demais conselhos, os membros do Conen podem sugerir pautas para serem tratadas durante as reuniões, mas a princípio terão como tarefa prioritária discutir ações relacionadas à Educação Básica.  alt

Ações do Conen

A formação do Conselho de Ensino possibilitou construir, reconstruir e aperfeiçoar perspectivas e ações institucionais, bem como subsidiar a formulação, a implementação e a microavaliação das políticas públicas nacionais da área da Educação ofertadas em âmbito institucional. Esse processo acarreta na contínua melhoria do ensino, sempre associada à Pesquisa e à Extensão. 

O IFSP entende que esse canal e mecanismo de gestão e participação democrática, pautados na concepção da educação como direito inalienável e subjetivo, são fundamentais para um relacionamento transparente e produtivo com a sua comunidade.

Em funcionamento desde abril do ano de 2016, o conselho emitiu 60 pareceres para diversas matérias e propostas de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC's) apreciados no âmbito do órgão.

Leia também:

Conen realiza eleição para escolha de novos membros do colegiado

Outros documentos:

Portaria n.º 1.456/2017 – aprova o Código do Processo eleitoral para recomposição do Conen

Resolução n.º 139/2015 – aprova a regulamentação do Conen

 

 

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!