PDI: Seminário de Desenvolvimento Institucional reúne diretores

O “ I Seminário de Desenvolvimento Institucional” reuniu, na tarde de segunda-feira (28), no auditório Aldo Ivo, pró-reitores, diretores-gerais e gestores dos câmpus do IFSP para uma sensibilização sobre a importância do processo de elaboração do novo PDI do Instituto, que contemplará o quinquênio 2019-2023.

altA proposta é construir instrumento participativo que, mais que cumprir um dever legal, contribua efetivamente para o desenvolvimento dos arranjos sociais, culturais, ambientais e econômicos que envolvem o IFSP. Nesse sentido, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Whisner Fraga Mamede, reforça que o PDI só tem chance de dar certo se for uma construção coletiva. “Se a comunidade interna e externa não participar, o PDI corre o risco de se tornar uma carta morta”, diz.  Ainda segundo Whisner, os diretores-gerais dos câmpus do IFSP têm um papel fundamental: o de propagar e conclamar essa comunidade a participar da construção do PDI.

O secretário executivo do PDI, Jean Rodrigues da Silva, lembrou que o Plano de Desenvolvimento Institucional é uma forma de construir a missão da instituição com efetividade. O PDI tem um olhar amplo que, de acordo com ele, envolve uso eficiente de recursos financeiros, sustentabilidade, arte,inovação, diversidade, política de ingresso, qualificação e relação com os arranjos produtivos, entre outras coisas.

Planejamento – No encontro, houve duas mesas-redondas. A primeira, que teve a participação do professor da UFScar Alceu Gomes Alves Filho e do Analista de Políticas Públicas Greiner Costa, foi sobre planejamento estratégico. Os dois falaram sobre a importância do planejamento, lembrando que o instrumento é uma forma de construir viabilidade para os objetivos institucionais. Vale ressaltar que o primeiro capítulo do PDI do IFSP, que deve ficar pronto na metade de 2018, trará o planejamento estratégico da instituição.

Na segunda mesa-redonda, o pró-reitor de Ensino do IFSP, Reginaldo Vitor Pereira, e o professor do IFPB Degmar Francisco dos Anjos discutiram o “PDI como instrumento de gestão educacional nos institutos federais”. Em sua fala, Vitor apresentou algumas ações resultantes do PDI 2014-2018, entre elas: direcionamento para a oferta do ensino médio integrado, 30 horas para os técnicos, regulamentação da carga horária docente, eleições para diretores-gerais dos câmpus e implantação do SUAP.

O evento ainda teve a palestra “IF Digital: economia, agilidade e segurança em prol do desenvolvimento institucional”, ministrada por Antônio Palladino, gerente do Escritório de Processos do IFSP.

Confira aqui o vídeo completo do evento.

Veja mais:

Comissão Central de elaboração do PDI toma posse