IFSP adere ao Programa de Leitores Franceses

O IFSP recebeu, na tarde de quarta-feira (20), a visita do Assessor Técnico Internacional do MEC, Vincent Nedelec. Vincent é francês, e atua na área de cooperação universitária. Ele veio ao Instituto apresentar o Programa de Leitores Franceses e estreitar os laços para futuros acordos de cooperação entre o Brasil e a França.

alt

O IFSP aderiu ao Programa de Leitores Franceses por meio de Chamada Pública proposta pelo Conif em parceria com a embaixada da França. A ideia da Chamada era identificar instituições da Rede Federal interessadas e aptas a receber leitores franceses em seus câmpus. O plano de trabalho apresentado pelo Instituto foi aprovado, e a partir de hoje, 1º de setembro, o Câmpus São Paulo recebe a professora Marie Bathilde Blondet, mestra em Francês como Língua Estrangeira pela Universidade Rennes 2.   alt

O trabalho desenvolvido por Marie terá a duração de um ano. Ela vai dar cursos livres de francês e ministrar aulas de literatura francesa dentro da disciplina Literatura Ocidental, ofertada na grade do curso de Letras. Além disso, a professora vai desenvolver projetos culturais para divulgar a cultura da França, como, por exemplo, a exibição de filmes produzidos no país.

A Assessora de Relações Internacionais do IFSP, Cynthia Fischer, diz que tanto a visita de Vincent como a vinda de Marie são resultado do trabalho de fortalecimento do contato com vários atores internacionais que a instituição vem desenvolvendo. “Para o Instituto, que foca em inovação, pesquisa, ensino e extensão, essas são excelentes oportunidades de trocar experiências e de enriquecer o conhecimento.”

Histórico – De acordo com informações do Conif, a Rede Federal participa do Programa Leitores Franceses desde 2011. Ao todo, 18 instituições já adotaram a iniciativa, que resultou na valorização do processo de internacionalização e na oferta de curso de língua francesa, além do debate sobre a importância do intercâmbio para o desenvolvimento institucional.