IFSP inicia os trabalhos para construção do Repositório Institucional

Um local onde possa ser encontrado toda a produção intelectual do IFSP: essa é uma das principais premissas do Repositório Institucional. Para tornar essa ferramenta possível, foi criada, por meio da Portaria nº 2001/2017, a comissão para a implementação do Repositório Institucional do Instituto Federal de São Paulo (RI-IFSP).

A equipe tem a missão de elaborar o cronograma das atividades e fases do processo de implementação do RI, as políticas e diretrizes de arquivamento e uso do RI, além de definir as metodologias de coleta e povoamento do ambiente.

O RI-IFSP é uma base de dados de acesso aberto que se propõe a gerenciar a produção intelectual de servidores e discentes vinculados ao IFSP, por meio de uma plataforma de software livre, visando promover o acesso aberto aos objetos digitais produzidos pela comunidade do IFSP, seja em formato de texto, som, imagem, audiovisual e outros possíveis formatos.

A ideia é que o RI contemple tanto a produção acadêmica quanto a administrativa da comunidade da instituição, e também englobe documentos da memória institucional, reunindo toda a produção intelectual, seja ela produção científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa produzida por servidores e discentes do IFSP, tais como: teses, dissertações, livros, capítulos de livro, artigos científicos, relatórios técnicos e administrativos, publicações em anais de eventos, trabalhos de conclusão de curso, conjuntos de dados (datasets), softwares, patentes, audiovisuais, portarias, áudios, imagens e reportagens institucionais, além de documentos administrativos devidamente classificados pelo IFSP como sendo de acesso aberto ao público.

O RI-IFSP observa padrões e protocolos nacionais e internacionais de interoperabilidade, seguindo o modelo Open Archives. O acesso será aberto para pesquisas e downloads dos documentos disponíveis na plataforma.

Desde a sua criação, em maio, a Comissão está trabalhando nas diretrizes que nortearão o RI, elaborando algumas premissas que em breve passarão pelo Conselho Superior.