Meu câmpus tem: Rádio e TV Federal no Ar

Há pouco mais de um ano em funcionamento, a Rádio e TV Federal no Ar tem angariado muitos seguidores e promovido a integração dessas ferramentas de comunicação aos processos de ensino-aprendizagem. Até o final de 2016 foram realizados cerca de 600 mil acessos a programação.

O projeto realizado no Câmpus Suzano é coordenado pelo professor Fábio Machado da Silva, que trabalha junto com uma grande equipe. São 51 pessoas comprometidas com o projeto: entre elas estão um bolsista, 12 servidores e outros 38 estudantes voluntários que se revezam na operação, produção e apresentação da programação.

A Rádio e TV Federal no Ar conta com um estúdio próprio e uma programação diversificada que trata de assuntos como História, Cultura, Música, tecnologia e ciência, entre outros temas.  Toda a comunidade do Câmpus pode propor um programa, e ele será analisado por uma comissão que avaliará diversos critérios, entre eles aderência educacional, viabilidade técnica e expectativa de acessos.

Satisfeito com os resultados positivos do projeto, o professor Fábio fala sobre os ganhos dos estudantes que participam da Rádio e TV Federal no ar. “São muitos os benefícios aos alunos, que vão da melhoria nos relacionamentos interpessoais ao desenvolvimento de habilidades fundamentais para a sua carreira (comunicação, escrita, oralidade, raciocínio crítico, pesquisa etc.)”, avalia o coordenador.

Segundo ele, muitos estudantes relatam melhorias no desempenho em sala de aula, como a facilidade de apresentar seminários com maior qualidade e a redução da timidez diante de todas as situações.

Hoje o projeto também conta com a colaboração do professor do Câmpus Salto Damione Damito, que semanalmente apresenta os programas “Papo de professor” e “Papo de Aluno”. Aos interessados em conhecer e acompanhar a programação, basta acessar o endereço www.federalnoar.com.br. A programação da Federal no ar está disponível por meio de diversos suportes eletrônicos como Facebook, Youtube, Site, Podcasts, Streaming ao Vivo, Soundcloud e Spreaker.

Confira aqui o vídeo.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?” apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP.

Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .