Projetos de Campinas vencem Mostra de Tecnologias da Expo Ensino

Impacto, nível empreendedor e grau de inovação. Esses foram os critérios utilizados pela comissão julgadora para anunciar os trabalhos vencedores da Mostra de Tecnologias da Expo Ensino 2017, que acontece no Shopping Iguatemi Campinas. O IFSP, Câmpus Campinas, obteve a primeira colocação, com o equipamento de monitoramento contínuo de temperatura corpórea, e o terceiro lugar, com a tecnologia assistiva que auxilia na alfabetização de pessoas cegas ou de baixa visão.

altDestacada a qualidade dos 16 trabalhos apresentados, o projeto vencedor foi anunciado como uma tecnologia inovadora, com alto impacto e capaz de salvar muitas vidas. Os projetos do câmpus concorreram com trabalhos de instituições de ensino de Campinas e região.

O equipamento vestível, de baixo custo, capaz de monitorar continuamente e sinalizar as alterações, de forma visual e sonora, de febre ou hipotermia, está sendo desenvolvido pelos estudantes Manuela Gracie Nicoliello e Pedro Henrique Fortunato Pereira, do curso Integrado ao ensino médio em Eletrônica. Utilizando microcontrolador e sensores vestíveis, o equipamento é apresentado como solução para o monitoramento contínuo de temperatura, sobretudo em crianças, evitando-se complicações causadas pela febre ou hipotermia, além de ser uma tecnologia que poderá contribuir na rotina hospitalar.

Thales Augusto Paletti Pomari, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), apresentou um dispositivo voltado para auxiliar os profissionais da educação na alfabetização de pessoas cegas ou de baixa visão. Trata-se de uma tecnologia assistiva que utiliza um computador ou um dispositivo móvel associado a um hardware, que aciona um mecanismo e ativa uma célula em Braille, permitindo a leitura do caractere apresentado, consistindo numa ferramenta de apoio ao educador na tarefa de alfabetização em braile, pensada para dar mais independência aos usuários.

Os estudantes são orientados pelo professor Edson Anicio Duarte, no âmbito do Projeto WASH! (Workshop para Aficionados em Software e Hardware), desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer.                                         alt

Diferencial

Ao todo, foram apresentados cinco projetos de pesquisa em desenvolvimento no Instituto, no âmbito do projeto WASH! Os estudantes vencedores são bolsistas de Iniciação Científica – Bolsa institucional IFSP e CNPq.

Para o diretor do Câmpus Campinas, Eberval Oliveira Castro, presente na cerimônia de premiação, o desempenho dos estudantes sinaliza que o Instituto está no caminho certo, ao aliar ensino, pesquisa e extensão, desde o Ensino Médio. “O resultado é a formação diferenciada de estudantes e futuros profissionais, comprometidos com o desenvolvimento de tecnologias e inovações capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforçou.

Para a estudante Manuela Nicoliello, de apenas 15 anos, a conquista da primeira colocação é um incentivo para seguir com projetos de pesquisa. “Eu estou muito feliz. Estou no primeiro ano e meu desenvolvimento tem sido muito rápido, alcançando um conhecimento que eu nem esperava ter. Este prêmio é um orgulho e grande incentivo. Agradeço a todos que deram apoio, que compartilharam o conhecimento e a estrutura do Instituto para a realização do projeto.”

Além dos projetos vencedores, também foram apresentados os seguintes protótipos: equipamento clorador alimentado por energia fotovoltaica, equipamento que realiza a medição da altura dos saltos verticais para ser utilizado em testes de impulsão de alunos na disciplina de educação Física e o uso de tecnologia forense para detecção de falsificações em imagens digitais.

IFSP/Campinas na Expo Ensino 2017

Além das apresentações dos trabalhos, o IFSP/Campinas participa da Expo Ensino 2017, no Shopping Iguatemi, com um estande para apresentação de seus cursos e ações. Convidado para integrar a Feira, o instituto tem a oportunidade de ampliar a divulgação do Câmpus Campinas, localizado no CTI Renato Archer, centro tecnológico de referência no País.

Nesta semana, de 9 a 13 de agosto, o evento tem continuidade, desta vez com a temática Expo Ensino Primeiros Passos, voltada para o ensino básico, incluindo o Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante.