Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
FacebookTwitter1YoutubeInsta

Maratona contra corrupção e pedofilia tem apoio do IFSP

No último fim de semana, nos dias 5 e 6 de agosto, programadores, designers e profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares se reuniram para uma maratona voltada para o desenvolvimento de tecnologias para a detecção e prevenção da corrupção e da pedofilia.

O 6º Hackathon desafiou os participantes a criarem um aplicativo com código aberto que integrasse conceitos de análise de big data e o uso de novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial, para o combate a esses crimes.

O professor Tiago Carvalho, do Câmpus Campinas do IFSP, participou da comissão organizadora e, durante o evento, atuou como mentor, auxiliando as equipes nas questões ligadas à inteligência artificial.

altTiago Carvalho participa do grupo de estudos “Inteligência Artificial a Serviço da Investigação”, que conta também com a participação de especialistas do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e da Faculdade de Direito do IDP – São Paulo. 

Dada a importância do evento e sua temática, o Hackathon foi destaque na mídia impressa e televisiva. Assista aqui à matéria divulgada pelo Jornal Nacional.

Soluções e premiação

Nos dois dias de programação, no prédio da Fiesp, na capital paulista, mais de cem participantes, em 20 equipes, discutiram e desenvolveram soluções tecnológicas para os desafios propostos.

A equipe Fiscal Cidadão venceu na categoria Combate à Corrupção; na categoria Combate à Pedofilia, ganhou a equipe DevinX. Entre as soluções, está o desenvolvimento de um aplicativo semelhante a um jogo para crianças. Usando a inteligência artificial, a tecnologia permite que os pais acompanhem o comportamento dos filhos e detectem abusos sexuais assim que surgirem os primeiros sinais, ainda que silenciosos.

Como parte do prêmio, um integrante de cada equipe ganhará uma viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. Eles acompanharão, em setembro, uma missão do Comitê Acelera Fiesp (CAF), responsável pela organização do Hackathon.

 

 Hackathon é destaque na imprensa. Imagem: TV Globo

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Rua Pedro Vicente, 625 - Canindé - São Paulo - SP - Brasil - Cep: 01109-010

Movido à Joomla!