Você está aqui: Página inicial > Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) > Últimas notícias > Câmpus Boituva terá primeiro curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos da Rede Federal

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 16h32

Como uma iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica o Câmpus Boituva inaugurou, no último dia 6, o primeiro curso de qualificação profissional para a capacitação de Instaladores de Sistemas Fotovoltaicos.

O evento de inauguração contou com palestras dos professores Mário Pin e Felipe Almeida, que serão docentes do referido curso, e também de convidados, como a Deutsche Gesellschaftfür Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, ABGD, Leal Equipamentos de Segurança, Toyota, Globo Brasil, NeoSolar, EBES e De Lorenzo.

Entres os presentes na cerimônia estavam o reitor Eduardo Antonio Modena, o Pró-Reitor de Administração Silmário Batista dos Santos além de diretores e representantes de câmpus do instituto, e representantes do governo estadual e da prefeitura de Boituva.

O curso ofertado pelo Câmpus Boituva, terá uma carga horária de 160 horas e tem como público-alvo trabalhadores com mais de 18 anos e que possuam o ensino fundamental completo. Ao final do curso, os egressos estarão aptos a montar, instalar e realizar pequenas manutenções em sistemas fotovoltaicos.

As aulas da primeira turma do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos terão início em março de 2018. Essa é mais uma ação que o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desenvolve no sentido de fomentar a produção, capacitação e o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis.

Além disso o IFSP participa ativamente do Grupo de Trabalho em energia solar da SETEC/MEC, no qual contribuiu para a elaboração dos currículos nessa área. Atualmente o IFSP possui duas usinas de geração de energia fotovoltaica, respectivamente nos câmpus Presidente Epitácio e São Paulo, e projeta a instalação de novas unidades geradoras.