FacebookTwitterYoutube

São José dos Campos terá campus do IFSP em 2012

A partir de 2012, a cidade de São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, contará com um campus do IFSP.

Da esquerda para a direita: o gerente Executivo da Petrobrás, José Carlos Cosenza; o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury; o deputado federal Carlinhos Almeida; o ministro da Educação, Fernando Haddad; o reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges; e o gerente geral da Refinaria Henrique Lages, Cláudio Schlosser.As instalações foram cedidas pela Petrobrás, em 19 de agosto.

Acompanhado dos pró-reitores de Extensão, Garabed Kenchian, de Pesquisa e Inovação, João Sinohara da Silva Sousa, e de Ensino, Lourdes de Fátima Bezerra Carril, dos diretores gerais dos Campi Campos do Jordão, Evânia Sabará Leite Teixeira, e Caraguatatuba, Adriano Aurélio Ribeiro Barbosa e do diretor de Educação Básica, Wilson de Andrade Matos, o reitor do IFSP, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, destacou a importância da unidade. “Sei que, a partir deste ato, muitos jovens terão o futuro transformado para melhor”.

Ele destacou a importância do apoio do deputado federal Carlinhos Almeida, o qual mediou as tratativas, e da Petrobrás, que ofereceu cessão de uso das instalações ao IFSP por 20 anos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que o Campus São José dos Campos faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. As atividades no campus estão previstas para ter início já no próximo ano.

Antes, é preciso realizar um levantamento econômico da região, bem como consulta com a comunidade para estabelecer os cursos que serão implantados, além de adequações no prédio a fim de abrigar estrutura necessária para os cursos. Em três anos e meio, as atividades devem atingir sua plenitude e atender cerca de 1.200 alunos.

Segundo Haddad, a expansão da Rede Federal só é possível com a união dos esforços dos reitores e suas equipes, de prefeitos e de parlamentares, com apoio de empresas como a Petrobrás, “que tem olhar para o desenvolvimento humano, não apenas econômico”.

Ao lado do gerente geral da Refinaria Henrique Lages, Cláudio Schlosser, o gerente Executivo da Petrobrás, José Carlos Cosenza, afirmou que “as ações do Instituto Federal são voltadas para atender às necessidades da comunidade local, ato que também atende os interesses da Petrobrás”. “É um local de fácil acesso pela rodovia Dutra. Esperamos que a escola se torne referência e seja propulsora de desenvolvimento na região”, disse.

Eduardo Cury, prefeito de São José dos Campos, revelou que sempre foi desejo do município receber um campus do IFSP. “Queríamos uma escola técnica federal desde quando o Instituto ainda era Cefet. Esse anúncio é recebido com grande orgulho por todo o Vale Paraibano”.

Para o deputado federal Carlinhos Almeida, não há nenhum investimento mais importante a ser feito do que na área da educação. “Vamos lutar também para a implantação de cursos superiores em São José dos Campos”.

O terreno cedido pela Petrobrás tem área de 22.231,27 m² , sendo 12 mil m² construídos, e é estabelecido na altura do km 143 da Rodovia Presidente Dutra.

Durante a solenidade, o IFSP assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Aparecida para a realização de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) na cidade de Aparecida.O reitor Arnaldo Augusto Ciquielo Borges assina acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Aparecida com a diretora geral do Campus Campos do Jordão, Evânia Sabará Leite Teixeira, e o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira.

O Instituto Federal ficará responsável pela supervisão e certificação dos cursos, por meio do Campus Campos do Jordão.

Assinaram o documento: o reitor Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, a diretora geral do Campus Campos do Jordão, Evânia Sabará Leite Teixeira, e o prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira.

Pronatec

Após a solenidade, o ministro da Educação proferiu, na Câmara Municipal de São José dos Campos, uma palestra sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Professores e estudantes do município assistiram à apresentação. O reitor do IFSP participou da mesa diretiva ao lado do diretor acadêmico do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo, Armando Zeferino Milioni, dos vereadores de São José e do deputado Carlinhos de Almeida.

Na ocasião, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges apresentou o Instituto Federal . “Para os jovens, o ensino técnico é uma oportunidade de ganhar uma formação e entrar no mercado de trabalho pela porta da frente”.