Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne
Ações inclusivas
A Coordenadoria de Ações Inclusivas busca promover ações relacionadas ao ingresso, permanência e êxito dos estudantes público-alvo da Educação Especial, com a construção de uma cultura para convivência, do respeito à diversidade e da eliminação de barreiras educacionais e atitudinais para a inclusão social e educacional dos estudantes.
As atividades desenvolvidas
A Coordenadoria de Ações Inclusivas promove, entre outras ações, encontros e palestras formativas, articula parcerias com profissionais e associações/instituições/organizações que trabalhem com Inclusão Social e Educacional; realiza orientações e auxílios aos câmpus, bem como, desenvolve documentos que buscam assegurar os direitos dos estudantes com necessidades educacionais específicas.
Parceria com os câmpus
A defesa do direito dos estudantes com necessidades educacionais específicas é garantida em conjunto com os diversos profissionais dos câmpus, através de encontros por videoconfências/presenciais em que são construídos conhecimentos e ações para o melhor atendimento ao educando.
O Legal
O compromisso do IFSP com as ações inclusivas está assegurado pela legislação vigente (Lei nº 13146/2015, dentre outros documentos legais), bem como, pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Resolução nº 137/ 2014.
Legislação
Normas Internacionais
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 6.949)
Normas Nacionais
Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade (Decreto 5.296/04)
Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado (Resolução nº 4/09)
Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146)
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS (Decreto nº 5.626/05)
NBR 9050 (Norma brasileira de acessibilidade)
Programa de Combate ao Bullying (Lei nº 13.185/15)
Normas Institucionais
Publicações
Guia Orientativo para a elaboração de materiais acessíveis na reorganização das atividades acadêmicas durante a suspensão das aulas presenciais (Napne IFSP, 2020)
Política Nacional da Educação Especial na Política da Educação Inclusiva (MEC, 2008)
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (MEC, 2013)
Coleção: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar (MEC, 2010)
- Recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa.
- Abordagem Bilíngue na Escolarização de Pessoas com Surdez
- A Escola Comum Inclusiva
- O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual
- Altas Habilidades e Superdotação
- Os Alunos com Deficiência Visual: Baixa Visão e Cegueira
- Livro Acessível e Informática Acessível
- Orientação e Mobilidade, Adequação Postural e Acessibilidade Espacial
- Surdocegueira e Deficiência Múltipla
- Transtornos Globais do Desenvolvimento
Coleção: Projeto Escola Viva - Garantindo acesso e permanência de todos os alunos na escola (MEC, 2005)
Redes Sociais