Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Revista Napne em Ação: nova edição relata experiências inclusivas exitosas no IFSP

  • Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 13h37

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do IFSP lança hoje, 1º de dezembro, a terceira edição da revista Napne em Ação. A data de lançamento coincide com a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no próximo dia 3.

O intuito da Revista é divulgar, interagir e difundir eventos, ações e atividades que disseminem práticas para o engajamento e a implementação de políticas inclusivas na sociedade. Assim, a publicação dá visibilidade às experiências exitosas (palestras, formações, sensibilizações e projetos) realizadas pelos câmpus do IFSP no que diz respeito à inclusão e à diversidade. “A ideia é formar uma rede de divulgação de experiências bem-sucedidas com relação a essas temáticas”, explica a coordenadora do Napne, Aline Gonzaga.

A Revista traz um compilado das ações voltadas para o atendimento às pessoas com deficiência. São relatos de 19 câmpus, que passam por palestras de sensibilização de corpo docente e discente, adaptação curricular, semanas culturais, palestras sobre bullying, conscientização do autismo, cinedebate etc.Para Aline, além do que está relatado na Revista, ações como a reserva de vagas para estudantes com deficiência e a preocupação com a acessibilidade dos materiais institucionais (por exemplo, a gravação do Edital do processo seletivo em Libras) demostram o compromisso do IFSP com a inclusão.

Napne – O objetivo do Núcleo é o acolhimento, atendimento e acompanhamento do estudante com necessidades educacionais específicas, em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico. Além do acompanhamento individual do estudante, o Napne também age numa perspectiva propositiva, fomentando inúmeras ações coletivas voltadas para a sensibilização à diversidade e à inclusão, sinalizando a eliminação de barreiras arquitetônicas, viabilizando a compra de Tecnologia Assistiva, sugerindo adaptações curriculares e encaminhando, quando necessário, para atendimento na rede pública de assistência e saúde. Assim, atua como elo entre os diversos setores e coordenadorias em defesa do processo de inclusão de estudantes com deficiência. O Núcleo conta uma equipe multiprofissional que reúne pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, técnicos em assuntos educacionais e tradutores intérpretes em Libras.

3 de dezembro - Em 1992 a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 3 de dezembro. A criação dessa data tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta.

A nova edição da Revista Napne em Ação pode ser conferida aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página