Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Inova IFSP realiza workshop sobre redação de patentes

  • Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 12h15
  • Acessos: 7236

 

A Inova IFSP realizou, nos dias 29 e 30 de agosto, no Câmpus São Paulo, o wokshop “Redação de Patentes”. Ministrado pelo especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas Henry Suzuki, o evento teve a participação de estudantes e servidores do IFSP, além de membros da comunidade externa.

O objetivo do workshop foi capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo identificação e leitura de documentos, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos. As atividades foram pensadas aliando a teoria à atividade prática.

Durante o evento, foram realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes. Para o coordenador de Propriedade Intelectual da Inova, Daniel Bistrot, essa abordagem sobre busca de patentes é essencial para quem pensa em patentear um projeto. “Antes de começar a pesquisa, é interessante que o pesquisador busque uma base de patentes para saber se aquilo que ele pretende já não é um problema solucionado”, diz.

Neilo Marcos Trindade, professor do Câmpus São Paulo, e seu orientando Matheus Cavalcanti Nunes, aluno da Licenciatura em Física, estavam entre os participantes do workshop. Eles estão desenvolvendo um projeto financiado Fapesp, que visa elaborar um produto para a área médica, e afirmam que o encontro foi um primeiro e importante passo para que eles iniciem o processo de patentear o equipamento. “Clareou bastante as minhas ideias, eu nem sequer conhecia o Google Patents, agora já sei como fazer as buscas, foi um ótimo start”, contou Matheus.

registrado em:
Fim do conteúdo da página