Nota do IFSP sobre atividades de ensino em modo presencial

IFSP informa que não há previsão para retomada de atividades presenciais nos seus câmpus

• Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 14h27
  • Última atualização em Sexta, 07 de Agosto de 2020, 09h33

O Instituto Federal de São Paulo esclarece que não há, até o momento, previsão de realização de atividades de ensino de modo presencial em suas unidades.

Apesar do Governo do Estado de São Paulo indicar previsão de data para retorno de sua rede e liberação para abertura de instituições de ensino públicas e privadas, e de diferentes municípios estarem autorizando atividades presenciais em instituições de nível superior e ensino profissionalizante, por se encontrarem na Fase 3 (Amarela) do Plano São Paulo, o IFSP não tem, até o momento, previsão de atividades presenciais de ensino em nenhuma de suas 37 unidades.

Os câmpus do IFSP estão realizando o planejamento de retomada de suas atividades, considerando as Diretrizes da Portaria no 2337/2020, seguindo as premissas de segurança da comunidade e ensino público, gratuito e de qualidade. Estratégias estão sendo desenvolvidas e ações tomadas para realizar o ensino remoto emergencial com qualidade e de forma inclusiva.

Para evitar dúvidas por parte da comunidade do IFSP, em especial alunos e seus responsáveis, considerando diferentes notícias na mídia sobre o Estado de São Paulo e matéria jornalística que, ao anunciar liberação municipal para retomada de atividades presenciais, utiliza foto de câmpus do IFSP, a instituição vem a público esclarecer que nenhuma de suas unidades tem plano de abertura no momento, o que será feito oportunamente contando com, além da liberação por parte das autoridades, planejamento da instituição e aprovação nas instâncias competentes.

Suspensão das aulas presenciais

A Portaria n.º 617/2020, publicada em 3 de agosto no Diário Oficial da União, autoriza as instituições do sistema federal de ensino a suspender as aulas presenciais ou substituí-las por atividades não presenciais nos cursos de educação profissional de nível médio em andamento até 31 de dezembro de 2020, enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus.

As instituições que optarem pela suspensão das aulas presenciais deverão repô-las integralmente, podendo alterar os seus calendários escolares, inclusive os recessos e as férias.

Já as instituições que optarem por substituir as aulas presencias por atividades não presenciais deverão atender algumas condições, como disponibilizar aos estudantes o acesso, em seu domicílio, aos materiais de apoio e a orientação que permitam a continuidade dos estudos. Veja as demais condições aqui

A Portaria n.º 617/2020 entra em vigor no dia 5 de agosto de 2020.

De modo a oferecer condições de acesso ao conteúdo remoto aos seus estudantes, o IFSP está recebendo a doação de desktops, notebooks e tablets por meio da Chamada Pública/Edital nº 198/2020. O material recebido será distribuídos para os discentes que não possuem tais equipamentos para acompanhamento das atividades remotas. A Instituição também busca maneiras de prover internet aos alunos em vulnerabilidade. Uma das ações é a Instrução Normativa n.º 007/2020 sobre Projeto de Inclusão Digital.

Saiba mais sobre o retorno das atividades acadêmicas no IFSP aqui