IFSP aumenta o valor das bolsas de Pesquisa, Extensão e Ensino

Para dedicação de 20 horas semanais, a bolsa será de R$ 700 mensais

• Publicado: Sexta, 03 de Março de 2023, 17h22
  • Última atualização em Terça, 07 de Março de 2023, 18h41

Acompanhando o aumento anunciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 16 de fevereiro, as bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSP passarão de R$ 400 mensais para R$ 700 mensais, relativas à dedicação de 20 horas semanais em projetos. A decisão foi tomada na reunião do Colégio de Dirigentes, no dia 2 de março, no Câmpus Cubatão.

Contudo, considerando que ainda não houve recomposição orçamentária e que a lei aprovada no final de 2022 previu um orçamento cerca de 14% inferior em relação ao ano anterior para o IFSP, haverá a possibilidade de, excepcionalmente, os câmpus aplicarem proporcionalidade em relação à carga horária de dedicação do estudante ao projeto. Com isso, poderão estabelecer uma carga horária de 15 horas semanais, com bolsa de R$ 525, ou adequar o projeto reduzindo sua duração em um mês.

Essa medida tem caráter excepcional e permite lidar com as especificidades e com o planejamento orçamentário de cada câmpus, buscando contemplar o maior número de projetos e estudantes, considerando o desejável aumento das bolsas frente ao atual quadro orçamentário, como explica o pró-reitor de Extensão, Rafael Scarazatti.

O IFSP entende que o aumento das bolsas valoriza as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como a permanência e o êxito dos estudantes. “A gestão do IFSP continua atuante, juntamente com o Conif, na busca por recomposição do orçamento e, tão logo a situação orçamentária permita, mais projetos e estudantes poderão ser contemplados com bolsa, bem como revistos eventuais ajustes realizados em alguns projetos, ampliando a carga horária de dedicação ou o tempo de execução”, informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Ozaki.

Conheça as bolsas oferecidas pelo IFSP.