Aluna do IFSP embarca para intercâmbio esportivo na Austrália

• Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 17h04

No próximo dia 19 de fevereiro, Janaina Santos Quirino, aluna do Câmpus São João da Boa Vista, embarca para a Westfields Sports High School, em Sidney, na Austrália. O intercâmbio esportivo é resultado de uma parceria entre o IFSP e o Instituto Salto Para a Vida Adhemar Ferreira da Silva, que tem o objetivo de difundir valores que marcaram a vida e as conquistas do primeiro bicampeão olímpico brasileiro, ex-aluno do IFSP.

Janaina se diz muito feliz e ansiosa para sua primeira viagem de avião e primeira experiência internacional. Apaixonada por esportes desde criança, ela pratica, atualmente, atletismo, salto em distância e futsal. “Quando contei para a minha mãe e para meus amigos, eles nem acreditaram. Minha mãe teve de vir ao IF conversar com os professores para acreditar. Todos dizem que gostariam de estar no meu lugar. É uma ótima oportunidade”, relata.

A aluna do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio fará treinos e participará de um campeonato na Westfields Sports High School. Janaina afirma categoricamente que o esporte tem o poder de transformar vidas, e se diz triste ao ver escolas que não dão importância à disciplina de Educação Física. “Vejo escolas que não oferecem a disciplina. Ela ajuda na saúde, no trabalho em grupo, no respeito com o próximo, na interação com pessoas. É muito importante.”

Janaina, de camiseta escura, durante treino de atletismo

Selecionada pelo professor de Educação Física do Câmpus São João da Boa Vista graças à sua dedicação aos esportes, Janaina aprendeu, nos últimos dias, sobre a história do primeiro bicampeão olímpico brasileiro, Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001). “Ele é uma grande inspiração, foi o primeiro bicampeão olímpico do Brasil”, admira-se.

A expectativa de Janaina com a viagem é grande: ganhar conhecimento para aumentar seu nível e tornar-se uma campeã olímpica, assim como Adhemar, cujo legado está lhe proporcionando a oportunidade para que ela dê um grande passo para a realização do seu sonho.

Parceria

Filha de Adhemar e presidente do Instituto, Adyel Ferreira da Silva conta sobre o contato com o IFSP. “Por muito tempo eu tive vontade de contatar o Instituto Federal para saber mais sobre a passagem do meu pai como aluno da Escola de Aprendizes Artífices, mas isso acabou não acontecendo. Então fiquei muito feliz com o contato da Instituição em setembro do ano passado, quando fui convidada para a inauguração do ginásio poliesportivo  Adhemar Ferreira da Silva, do Câmpus São Paulo, em homenagem ao meu pai.”

O fruto dessa aproximação foi a parceria entre o IFSP, por meio da Pró-reitoria de Extensão, e o Instituto Salto Para a Vida, com o objetivo de custear todos os gastos da viagem e a permanência da aluna selecionada para o intercâmbio esportivo no período de 19 de fevereiro a 8 de março de 2019.

“Acho que vai ser uma grande oportunidade para Janaina conhecer outro país, outra cultura, fazer amigos e, sobretudo, incentivar os alunos de todos os câmpus do IFSP a praticar o atletismo”, acredita Adyel.

Ela revela a intenção de renovar essa parceria com o Instituto Federal e de realizar também novas parcerias, para levar aos câmpus uma exposição sobre seu pai e a vivência do atletismo.

Saiba mais sobre o Instituto Salto Para a Vida Adhemar Ferreira da Silva aqui.

registrado em: