IFSP é recredenciado pelo MEC com conceito 4

• Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 15h32
  • Última atualização em Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 14h09

O IFSP teve seu recredenciamento, com validade de 8 anos, publicado no Diário Oficial da União em 7 de fevereiro de 2018. As avaliações para o recredenciamento foram realizadas in loco por comissões do MEC, em agosto de 2016. Foram avaliados seis dos 36 câmpus do Instituto: São Paulo, Bragança Paulista, Cubatão, Guarulhos, Piracicaba e Sertãozinho. O IFSP recebeu Conceito Institucional (CI) 4.

O recredenciamento das instituições se dá dentro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. São avaliados todos os aspectos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.

Obedecendo aos ciclos avaliativos determinados pelo MEC, o pedido de recredenciamento é obrigatório a todas as instituições de ensino superior do país e está condicionado à demonstração do funcionamento regular da instituição, tendo como referencial básico os processos de avaliação do Sinaes.

Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), e a operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

O IFSP foi avaliado nos eixos Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física. Os conceitos foram atribuídos respeitando a escala discreta crescente de excelência variando de 1 a 5, para cada um dos indicadores de cada um dos cinco eixos.

Com base nos processos avaliativos internos, entre eles a autoavaliação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFSP, juntamente com os dados do Censo da Educação Superior (Censup) e a avaliação do recredenciamento concluída, o CI passa a compor o conjunto de indicadores de qualidade da Educação Superior, atestando a qualidade do ensino promovido pelo IFSP, em consonância com a sua missão.