Meu câmpus tem: programa Conexão Indústria

Iniciativa tem aproximado  o Instituto Federal de São Paulo e o setor produtivo da região da Bragança Paulista.

• Publicado: Quinta, 12 de Julho de 2018, 12h38
  • Última atualização em Sexta, 03 de Agosto de 2018, 08h14

O programa Conexão Indústria é desenvolvido desde o segundo semestre de 2016 no Câmpus Bragança Paulista do IFSP. A iniciativa criada com o objetivo de promover uma maior aproximação entre o Instituto Federal de São Paulo e o setor produtivo da região, com vistas ao atendimento das crescentes demandas pelo aprimoramento da formação profissional, difusão de conhecimento científico e suporte aos arranjos produtivos locais, tem gerado frutos significativos.

Em menos de dois anos desde sua criação, o programa tem viabilizado diversas ações, a partir de contatos e interações estabelecidas com instituições parceiras. Entre elas podem ser mencionadas palestras, visitas técnicas, doações de equipamentos, desafios tecnológicos, minicursos, publicação de artigos, desenvolvimento de soluções técnicas/tecnológicas trabalhos de pesquisa etc.

O Conexão Indústria é coordenado pelos professores André Luis Maciel Leme, Edilson Rosa Barbosa de Jesus, Enzo Gaudino Mendes e Marcos Alexandre Fernandes. Entre as principais conquistas alcançadas por meio do Conexão Indústria estão os acordos de cooperação firmados com empresas, a exemplo da  Max Gear,  especializada na fabricação de diferenciais para linha automotiva, fundidos, forjados e usinados.

De acordo com o professor Enzo, por meio desse acordo se encontra em andamento o projeto e a construção de duas bancadas de testes para certificação da qualidade de produtos da empresa. O docente destacou ainda a condução de atividades de pesquisa básica aplicada para questões relacionadas a resíduos provenientes do processo produtivo da Max Gear e a inserção de alunos no mundo do trabalho. “Sempre buscamos envolver alunos nesses trabalhos com as empresas, a fim de prepará-los melhor para enfrentar o mercado”, contou.

“Dentre os benefícios desse acordo, destacamos que foi possível viabilizar até o momento a contratação de sete alunos do câmpus como estagiários para trabalhar no desenvolvimento dos projetos, sendo que três deles já receberam propostas para compor o quadro de funcionários efetivos da empresa. Ainda temos a inserção de uma aluna de iniciação científica para atuar na pesquisa com os resíduos provenientes do processo produtivo, e também está em andamento uma dissertação de mestrado profissional de um professor do câmpus”, contou o professor Edilson de Jesus.

Segundo a coordenação, o programa Conexão Indústria abriu as portas para que outras empresas buscassem parcerias com o Instituto. Existem outros acordos de cooperação em fase final de tramitação, o que possibilitará novas oportunidades de interação e de desenvolvimento de atividades e trabalhos em conjunto.

Envie o vídeo do seu projeto

O programa “O que é que meu câmpus tem?”  apresenta atividades, programas, projetos e pesquisas desenvolvidos nos câmpus do IFSP. Os alunos interessados em contribuir com o programa podem enviar seus próprios vídeos, que devem ser gravados com a câmera do celular ou uma câmera de filmagem comum. Quando se usa o celular, a gravação deve ser feita com o aparelho na horizontal, usando a câmera traseira ou frontal (modo selfie). Os vídeos gravados com enquadramento vertical não poderão ser considerados.

As pessoas que irão apresentar o projeto devem estar bem próximas à câmera, para que fiquem audíveis. Procure lugares mais reservados, sem a interferência de sons externos (vento, som do evento, barulhos do ambiente).

Ilumine bem a cena, grave a favor da luz. Não utilize o zoom digital, pois prejudica a qualidade do vídeo. Geralmente a duração dos vídeos é de, no máximo, um minuto e meio.

Após gravar o vídeo, faça o upload na nuvem e envie o link com as informações do projeto, nome completo, curso e câmpus para o e-mail . Para o upload do vídeo, você pode escolher a armazenagem da sua preferência. Indicamos, como sugestão, o SendSpace (www.sendspace.com), o Dropbox (https://www.dropbox.com/pt_BR/) e o Google Drive (drive.google.com).

Em caso de dúvidas, contate a Assessoria de Comunicação pelo e-mail