Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Processo seletivo para cursos técnicos 1º semestre 2019: convocação para matrícula

O IFSP divulga a lista de candidatos convocados para realizar a matrícula a partir do dia 14 de janeiro de 2019. 

  • Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 12h40
  • Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2019, 11h48
  • Acessos: 937494

O IFSP divulga a lista de candidatos convocados para efetuar a matrícula nos cursos técnicos a partir de 14 de janeiro de 2019 nos endereços e horários apresentados no documento 1ª Convocação para Matrícula

Além do documento que comprove a escolaridade do candidato (de acordo com a modalidade de curso pretendido), é necessário apresentar os seguintes documentos: Documento de Identificação com foto e número de CPF (RG, Carteira de Habilitação) ou Cédula de Identidade para estrangeiros (RNE); Certidão de registro do consulado (para estrangeiros); Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (para maiores de 18 anos);  Duas fotos 3x4 recentes e identificadas com o nome no verso;  Comprovante de endereço atualizado; Certidão de regularidade da situação do CPF ou declaração escrita e assinada pelo candidato;  Certidão de quitação eleitoral ou declaração escrita e assinada pelo candidato. As cópias deverão ser simples, sendo obrigatória a apresentação dos originais para confrontação no momento da matrícula. Na impossibilidade de apresentação dos originais, as cópia devem ser autenticadas. 

Na condição do candidato ser menor de idade, o comparecimento é obrigatório para seu responsável (pai, mãe, curador ou tutor) ou representante legal, que deverá apresentar, nesse caso, procuração simples. 

Somente serão aceitas as matrículas dos candidatos que entregarem todos os documentos exigidos e que atenderem aos pré-requisitos constantes no Edital, de acordo com o curso escolhido e as respostas fornecidas no ato da inscrição. 

A ausência do candidato convocado, de seu responsável ou representante legal, ao endereço destinado, na data e horário da matrícula, será considerada como renúncia expressa à vaga, não cabendo recurso. 

Caso não sejam preenchidas todas as vagas em 1ª chamada, as próximas convocações serão divulgadas nos endereços eletrônicos de cada câmpus, juntamente com o número de vagas restantes.

O IFSP disponibiliza também os formulários obrigatórios para a matrícula. Os candidatos podem levar os formulários já preenchidos no dia da matrícula. Candidatos convocados para a s reservas L1, L2, L5 e L7, além do Formulário próprio, devem preencher também os Anexos I e II. Acesse os formulários aqui.

Documentos:

1ª Convocação para Matrícula - Edital 716/2018

Classificação - Edital 716/2018

Resultado dos recursos contra a homologação das inscrição - Edital 716/2018

 Formulários para matrícula


Conforme previsto em calendário, o IFSP divulga nesta quarta-feira (12) a homologação das inscrições do processo seletivo 2019. A homologação se dá de acordo com a média final das notas analisadas. Clique no link abaixo e confira.

Inscrições homologadas - Listagem retificada

Inscrições homologadas 

Os candidatos classificados poderão interpor recurso à homologação das inscrições nos dias 13 e 14 de dezembro de 2018.

Como interpor recurso

De acordo com o item 6.4 do Edital cº 716/2018, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2018, os candidatos que queiram interpor recurso quanto à situação da inscrição poderão fazê-lo, no endereço eletrônico https://processoseletivo.ifsp.edu.br/, por meio das seguintes etapas:

  1. Acessar o sistema, ícone “Entrar”, com CPF e senha;
  2. Escolher a opção “Minhas Inscrições”;
  3. Visualizar a inscrição;
  4. Escolher a opção “Recurso”;
  5. Informar as notas e reenviar o documento escolar, de acordo com o motivo do indeferimento e o Edital 716/2018;
  6. Descrever a justificativa e enviar a solicitação;
  7. Para fins de comprovação, salvar a tela final.

Anexo VIII – Formulário de Recurso (Tipo: PDF; tamanho: 13, 5 KB)

O resultado dos recursos e a classificação serão divulgados no dia 10 de janeiro de 2019.  

 


O IFSP já mudou a vida de muita gente. Muito mais do que uma escola, o IFSP se empenha para ser um local de transformação, de escolhas, de descobertas, de integração. Seus servidores se atualizam para ajudar a embasar a reflexão dos alunos, ampliando a visão de mundo, questionando paradigmas e quebrando tabus. Sabemos a importância de possibilitar o encontro com o desconhecido e de dar ouvidos e voz às minorias. Por tudo isso, convidamos você a integrar a grande família IFSP. O processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos oferece quase seis mil vagas em 146 cursos distribuídos em 34 cidades paulistas no primeiro semestre de 2019. Clique aqui e confira o edital na íntegra.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de 8 de outubro a 23 de novembro. Para se inscrever, o candidato deve ler o edital na íntegra, criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição.

São oferecidos cursos em três modalidades diferentes: 1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP; 2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP; 3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

Não há provas! Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para cursos Integrados, as notas a serem informada são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.  Confira as regas no item 4 do Edital N°716/2018. Se você cursou o ensino fundamental fora do Brasil, basta inserir a nota da língua nativa do país onde estudou.

Aqui no IFSP há oportunidade para todo mundo! Não importa se você está terminando o ensino fundamental agora ou se você concluiu o ensino médio há muitos anos. Não há limite de idade para estudar no IFSP. Se você quer estudar e se recolocar no mercado de trabalho, essa é sua chance.

O IFSP conta, em todos os câmpus, com um Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), responsável por realizar o acolhimento, o atendimento e o acompanhamento de estudantes com necessidades em todos os aspectos, do psicossocial ao pedagógico, além de fomentar ações coletivas, como palestras e capacitações, para sensibilizar toda a comunidade acadêmica sobre a diversidade e a inclusão.

Outros dois núcleos são de extrema importância dentro da Instituição. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) promovem debates e campanhas de forma a banir e evitar quaisquer situações de violência e de discriminação dentro da Instituição e pela comunidade do IFSP.

Nosso trabalho é garantir o ingresso, a permanência e o êxito dos nossos alunos, de modo que a passagem pelo Instituto Federal de São Paulo os ajude a conquistar tudo o que quiserem.

Câmpus – as quase seis mil vagas estão distribuídas nas seguintes cidades paulistas: Araraquara, Avaré, Barretos, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Tupã e Votuporanga.

Histórico de estrangeiros — Candidatos (brasileiros ou estrangeiros) que cursaram o ensino fundamental e/ou médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e Língua Oficial escolar. O documento comprobatório de escolaridade anexado deverá ser apresentado por meio de atestado emitido por órgão oficial brasileiro, como a Secretaria de Estado da Educação. 

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP n°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto Federal de São Paulo assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social ao ingressar na instituição.

Datas – A relação preliminar das inscrições (deferidas ou indeferidas) será divulgada no dia 30 de novembro. Os candidatos que tiverem as inscrições indeferidas poderão interpor recurso nos dias 3 e 4 de dezembro. A homologação das inscrições será publicada no dia 12 de dezembro, cabendo ainda, aos candidatos efetivamente inscritos, interpor recurso contra informações referentes à classificação e aos critérios de desempate (no portal http://ead3.ifsp.edu.br/). A classificação dos candidatos e a 1ª convocação para matrícula serão publicadas no dia 10 de janeiro de 2019. A matrícula dos candidatos será realizada, de acordo com escala específica, entre os dias 14 e 18 de janeiro.

 Acessibilidade – O Edital n° 716/2018 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do "VLibras". Acesse o portal http://www.vlibras.gov.br/.

Em caso de dúvidas, recursos contra o edital ou outras informações, enviar e-mail para .  

Confira todas as datas e etapas no cronograma do Edital:

Cronograma Processo Seletivo IFSP 01/2019

Publicação Edital

27/09/2018

Inscrição (preenchimento eletrônico)

08/10/2018 a 23/11/2018

Análise do Histórico Escolar

21 a 29/11/2018

Relação preliminar das inscrições

30/11/2018

Recurso contra a relação preliminar das inscrições (online)

03 a 05/12/2018

Análise dos recursos

06 a 11/12/2018

Homologação das inscrições

12/12/2018

Recursos contra a homologação das inscrições (Apenas para quem teve a inscrição deferida)

13 e 14/12/2018

Classificação

1ª Convocação para matrícula (a partir das 17h)

10/01/2019

Período da 1ª matrícula

14 a 18/01/2019

A partir do dia 21/01/2019, consulte os sites dos Câmpus para informações sobre eventuais vagas remanescentes. https://www.ifsp.edu.br/sobre-o-campus

 

Documentos relacionados:

 Edital nº. 716/2018 – Processo Seletivo 1º semestre 2019 (Tipo: PDF; tamanho: 2, 8 MB)

Anexo I - Tabela de equivalência entre conceitos e notas numéricas (Tipo: PDF; tamanho: 45, 93KB)

Anexo II - Como inserir as notas no sistema de inscrição (Tipo: PDF; tamanho: 1, 1 MB)

Anexo III - Cursos ofertados (Tipo: PDF; tamanho: 182, 3 KB)

Anexo IV - Declaração (Tipo: PDF; tamanho: 16, 5 KB)

Anexo V - Requerimento de inclusão e uso do nome social (Tipo: PDF; tamanho: 14, 2 KB)

Anexo VI - Documentos para matrícula (Tipo: PDF; tamanho: 37 KB)

Anexo VII - Formulário para entrega de laudo médico (Tipo: PDF; tamanho: 28, 6 KB)

Anexo VIII – Formulário de Recurso (Tipo: PDF; tamanho: 13, 5 KB)

Errata n. 01, de 08 de outubro de 2018 – Edital 716/2018 - Câmpus Campinas, Itapetininga e Suzano (Tipo: PDF; tamanho: 74.58 kB)  

 Errata n. 02, de 19 de outubro de 2018 - Edital 716/2018 - Adição curso Câmpus Jacareí (Tipo PDF; tamanho 163 KB)

Errata n. 03, de 03 de dezembro de 2018 - Edital 716/2018 - Inclusão de conceito (Tipo PDF; tamanho 113 KB) 

Errata n. 04,  de 04 de dezembro de 2018 - Edital 716/2018 - Fica prorrogado o período de recurso contra a relação preliminar das inscrições em um dia. 

Relatório de inscrições (Tipo PDF; tamanho 192 KB) 

Relação preliminar de inscrições - Edital nº 716/2018 (Tipo PDF; tamanho 4,08 MB) 

Inscrições homologadas   (tipo PDF, tamanho 289.28 kB) NOVO

Inscrições homologadas - Listagem retificada (Tipo PDF; tamanho 3.48 MB ) NOVO

registrado em:
Fim do conteúdo da página