Processo Seletivo para cursos técnicos 2019.2: consulte as vagas remanescentes no seu câmpus de interesse

A partir de agora, os candidatos devem acompanhar as eventuais vagas remanescentes diretamente no site do câmpus onde quer estudar.

• Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 18h35
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h08

O IFSP divulga a classificação final e a 1ª convocação para a matricula do processo seletivo para cursos técnicos do 2º semestre de 2019. Também está disponível para consulta o resultado dos recursos interpostos contra as inscrições confirmadas.

Todos os candidatos com o nome na lista estão convocadas para realizar a matrícula a partir do dia 10 de julho.

Role a página e veja o calendário do processo seletivo e todos os documentos relativos à seleção que já foram publicados.

O IFSP oferece 2.050 vagas para cursos técnicos gratuitos em 25 cidades do estado de São Paulo para o 2º semestre de 2019.  As inscrições foram realizadas de 29 de abril a 5 de junho. As oportunidades são para quem cursa ou para quem já concluiu o ensino médio. Não há limite de idade! A seleção é feita por meio de análise de currículo escolar.

Informática, Administração, Automação Industrial, Mecatrônica, Logística, Eletroeletrônica, Química, Edificações, Aquicultura, Fabricação Mecânica, Design de Interiores, Comércio, Qualidade, Manutenção de Aeronaves e Telecomunicações são algumas das áreas oferecidas pelos 26 câmpus do IFSP distribuídos em 25 cidades.

Modalidades de cursos

São oferecidas duas modalidades de cursos para o segundo semestre de 2019: os técnicos concomitantes ao ensino médio e os técnicos subsequentes ao ensino médio.

Os técnicos concomitantes são voltados aos estudantes que estejam cursando o segundo ou o terceiro ano do ensino médio em quaisquer instituições de ensino e desejam estudar o técnico no IFSP.

Os técnicos subsequentes são voltados àqueles que já concluíram o ensino médio, não importa há quanto tempo, pois não há idade limite para ingresso nesses cursos.

Processo seletivo

Não há prova! Para as duas modalidades de ensino, o processo de seleção se dá por meio da análise do currículo escolar do último ano do ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série). São avaliadas as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Quem concluiu o ensino fundamental por meio de exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, como o Encceja e o Enem, também deve inserir as notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.

Diplomas estrangeiros – Os candidatos estrangeiros ou brasileiros que cursaram o ensino fundamental no exterior devem preencher as notas ou conceitos obtidos pela disciplina de Matemática e Língua Oficial escolar do país onde estudou.

Nome social – Em consonância com a Portaria IFSP n°2.102, de 13 de maio de 2014, o Instituto Federal de São Paulo assegura ao candidato transgênero o direito de ser tratado pelo gênero e pelo nome social durante a realização do processo seletivo.

Como me inscrever?

Leia o edital na íntegra para tirar todas as dúvidas sobre o processo seletivo, os cursos disponíveis e os documentos necessários. Em seguida, acesse: processoseletivo.ifsp.edu.br, assista o tutorial de inscrição, cadastre-se na plataforma e efetue sua inscrição. O prazo final para inscrição é dia 5 de junho. Não deixe para a última hora!

Cidades

As 2.050 vagas para cursos técnicos estão distribuídas nos seguintes câmpus: Araraquara, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano e Tupã.

Acesse o edital e inscreva-se no site processoseletivo.ifsp.edu.br.

Em caso de dúvidas ou outras informações, envie e-mail para: .

Acessibilidade – O Edital n° 239/2019 pode ser traduzido automaticamente para Língua Brasileira de Sinais por meio da suíte de ferramentas do "VLibras". Acesse o portal: http://www.vlibras.gov.br/.

Datas importantes

Cronograma Processo Seletivo IFSP 02/2019

Publicação Edital

29/04/2019