Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Entrega de atestados médicos será online a partir de 21 de setembro

Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 12h17 | Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 17h38 | Acessos: 10269

IFSP participa de projeto piloto do Ministério da Economia denominado Atestado Web

A partir da próxima segunda-feira, 21 de setembro, os servidores do IFSP poderão encaminhar atestados médicos e odontológicos para a Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor por meio da plataforma online Atestado Web, sem a necessidade de se deslocar. 

O IFSP participa de um projeto piloto denominado Atestado Web, criado pelo Ministério da Economia, que visa facilitar o procedimento de entrega de atestados. O diretor de Gestão de Pessoas da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRD), Guilherme Oliveira Leite, destaca que o convite do ministério demonstra o reconhecimento e a relevância das unidades de assistência à saúde do servidor do IFSP. 

 

O envio dos atestados passará a ser feito por meio da plataforma Sigepe, oferecendo celeridade e desburocratizando o processo. “Além de eficiência, a Instituição terá economia indireta, haja vista que os servidores não precisarão se deslocar para realizar a entrega do atestado, não haverá necessidade de impressão de papel e envio de documentação via malote, além disso, possibilitará que os setores anteriormente envolvidos no fluxo possam utilizar o tempo de recepção e encaminhamento dos atestados com outras tarefas”, enumera Guilherme.

O IFSP manterá constante contato com a Coordenação-Geral de Benefícios do Servidor do Ministério da Economia para que eventuais correções possam ser implantadas no sistema. 

Acesse aqui o tutorial para envio de atestados por meio do Sigepe.

Acesse aqui outros documentos relacionados à plataforma Atestado Web. 

Unidades SIASS IFSP

O IFSP conta, atualmente, com duas Unidades SIASS, denominadas Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor (CSS) e Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida de Pessoal (CASP). Criadas em 2017, estão localizadas na Reitoria e no Câmpus São João da Boa Vista, respectivamente. 

 A primeira atende os Câmpus Avaré, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Ilha Solteira, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Jundiaí, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São José dos Campos, São Miguel Paulista, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Suzano e Tupã, além da Reitoria. A segunda atende os Câmpus Araraquara, Barretos, Campinas, Catanduva, Hortolândia, Matão, Piracicaba, São Carlos, São João da Boa Vista, Sertãozinho, Votuporanga, além do Núcleo Descentralizado de Gestão de Pessoas e Núcleo Descentralizado de Tecnologia da Informação e do Câmpus São João da Boa Vista.

As unidades vêm sendo estruturadas para atender as demandas de saúde e qualidade de vida dos servidores do IFSP e de órgãos parceiros. Segundo Guilherme Leite, antes da criação das unidades próprias, muitos atendimentos a servidores eram feitos por Unidades SIASS de outras instituições, o que resultava em atrasos nas análises para concessão de benefícios e afastamentos, bem como na falta de informações mais completas sobre a saúde dos servidores do IFSP. 

As Unidades SIASS do IFSP possuem parceria para atendimento aos servidores dos seguintes órgãos: Agência Nacional de Mineração, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Ibama e ICMBio, e, frequentemente, recebem pedidos de parceria de outros órgãos (tais como AGU, INPE e INSS), bem como servidores do Brasil inteiro para realização de perícia em trânsito.

Guilherme lembra que recentemente foram autorizadas novas instalações e adequações nos espaços físicos dessas unidades para a melhoria dos atendimentos e ampliação de sua capacidade. As melhorias devem ser concluídas até o final deste ano.

Fim do conteúdo da página