DDGP
Diretoria de Gestão de Pessoas – DDGP-DGP
Diretor: Guilherme Oliveira Leite
Fone: (11) 3775-4543
E-mail:
É responsável por desenvolver, propor, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas e diretrizes relativas à gestão estratégica de pessoas no âmbito do IFSP, bem como dos atos normativos de pessoal que versam sobre os atos cadastrais e/ou financeiros.
A esta diretoria compete:
- Desenvolver laudo ambiental para fins de verificação de insalubridade e periculosidade nos ambientes de trabalho. Promover, planejar, gerenciar, desenvolver, acompanhar e avaliar a implementação das Políticas de gestão de Pessoas, os Programas de capacitação, qualificação, saúde e de qualidade de vida, de forma sistêmica, estratégica e articulada no âmbito do IFSP;
- Prestar assessoria à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional – PRD, em assuntos referentes à gestão e desenvolvimento de pessoas;
- Elaborar diretrizes e normas, em consenso com a PRD;
- Planejar, orientar, coordenar, normatizar, acompanhar e monitorar e avaliar os processos e atividades nos câmpus, na área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal;
- Identificar estratégias de gestão de pessoas adequadas a regionalidades dos câmpus;
- Coordenar a elaboração de proposta orçamentaria, o gerenciamento da execução financeira, em consonância ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP;
- Estimular o desenvolvimento dos servidores em consonância com os objetivos organizacionais;
- Garantir a avaliação de desempenho dos servidores para fins de estágio probatório e progressões por mérito;
- Garantir a avaliação documental para fins de progressões por capacitação e incentivos à qualificação;
- Fomentar e implementar políticas de atenção à saúde dos servidores, perícias médicas, promoção e a qualidade de vida dos servidores;
- Desenvolver laudo ambiental para fins de verificação de insalubridade e periculosidade nos ambientes de trabalho;
- Articular, acompanhar as ações de grupos de trabalho e comissão local e regional que tratem de assuntos referente à gestão e desenvolvimento de pessoas;
- Apoiar as ações de desenvolvimento de pessoal e de educação continuada dos servidores;
- Articular e manter parcerias estratégicas com entidades públicas e outras;
- Gerir a Unidade SIASS/IFSP coordenando e integrando as ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores do IFSP e órgãos partícipes, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo;
- Gerenciar, acompanhar e viabilizar a admissão de servidores, processos de provimento de cargos, aposentadoria e pensão;
- Propor e acompanhar o cumprimento de atos normativos e procedimentos relativos à aplicação da legislação de pessoal vigente, além de analisar e emitir parecer em processos que envolvam questões legais na área de gestão de pessoas;
- Coordenar a Diretorias Adjuntas de Administração de Pessoal, de Desenvolvimento de Pessoal e de Cadastro e Pagamento de Pessoal na realização de suas demandas;
- Verificar as normativas expedidas pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público - SEGRT atinentes as atividades relacionadas ao setor e estabelecer a implementação no âmbito do Instituto Federal de São Paulo;
- Verificar as normativas expedidas pelo pelos órgãos de controle (Controladoria Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União – TCU), bem como os Comunicas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE e propor a implementação no âmbito do Instituto Federal de São Paulo;
- Desenvolver estudos e estratégias visando a desburocratização e a automatização das rotinas de pessoal que tenham impacto cadastral e ou financeiro no assentamento funcional dos servidores;
- Contribuir para o aumento da conscientização da comunidade IFSP para utilização dos sistemas SAUP e SIGEPE para fins de solicitações diversas e obtenção de informações pessoais;
- Emitir decisões, para todos os fins, na qualidade de Dirigente de Gestão de Pessoas, em processos administrativos que versem sobre procedimentos de responsabilidade da DCP-DGP.
A DDGP compreende:
- DADP - Diretoria Adjunta de Desenvolvimento de Pessoal
- CDP - Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal
- CSS - Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor
- CPM - Coordenadoria de Perícia Médica
- CASP - Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida de Pessoal
- CFOR - Coordenadoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoal
- CIGP - Coordenadoria de Inovação e Gestão de Processos
- DAAP - Diretoria Adjunta de Administração de Pessoal
- CAP - Coordenadoria de Admissão de Pessoal
- CLN - Coordenadoria de Legislação e Normas
- CGP - Coordenadoria de Gestão de Pessoas
- CADI - Coordenadoria Administrativa e de Informação
- DACP - Diretoria Adjunta de Cadastro e Pagamento de Pessoal
- CCGP - Coordenadoria de Conformidade de Gestão de Pessoal;
- CCM - Coordenadoria de Cadastro e Movimentação;
- CPP - Coordenadoria de Pagamento de Pessoal.
DADP
Diretoria Adjunta de Desenvolvimento de Pessoal - DADP
Diretora Adjunta: Layse Nascimento Freire
Fone: (11) 3775-4545
E-mail:
É responsável por assessorar a Diretoria de Gestão de Pessoas – DDGP em suas atribuições, bem como distribuir, acompanhar e controlar as tarefas junto às coordenadorias de Desenvolvimento de Pessoal, Saúde do Servidor e Perícia Médica, garantindo o cumprimento dos prazos, a correção e a legalidade das ações.
A esta diretoria adjunta compete:
- Controlar os recursos disponibilizados para capacitação da Reitoria e todos os câmpus;
- Promover programas de capacitação, quando percebida a necessidade nos processos de avaliação;
- Propor e implantar a política de Capacitação da Instituição, atendendo às diretrizes estabelecidas em âmbito nacional pelo órgão central do SIPEC;
- Orientar, visitar, interagir, conhecer as demandas e controlar a atuação dos câmpus nas ações relativas ao pessoal;
- Promover convênios visando ao aprimoramento da formação do pessoal do IFSP;
- Garantir a ampla divulgação, interna e externamente em relação ao órgão, das ações e políticas de desenvolvimento e gestão de pessoas do IFSP;
- Planejar, coordenar e avaliar ações que promovam o desenvolvimento e qualidade de vida do servidor.
A DADP compreende:
- CDP - Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal
- CSS - Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor
- CPM - Coordenadoria de Perícia Médica
- CASP - Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida de Pessoal
- CFOR - Coordenadoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoal
- CIGP - Coordenadoria de Inovação e Gestão de Processos
CDP
Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal – CDP
Coordenadora: Vanessa Dayane Batista Ferreira
Telefone: (11) 3775-4549
E-mail:
É responsável por analisar e executar as progressões por capacitação e por mérito, incentivo à qualificação, incentivo educacional, afastamento para qualificação, estágio probatório, licença para capacitação, dar suporte para a Diretoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal e sanar os questionamentos das coordenadorias de gestão de pessoas e dos servidores dos campus do IFSP.
A esta coordenadoria compete:
- Executar procedimentos referentes à atualização de informações que possibilitem caracterizar a qualificação dos servidores (treinamento, desenvolvimento por capacitação);
- Executar procedimentos referentes à divulgação das ações próprias do setor, na instituição e em órgãos da administração pública;
- Executar programas destinados ao aperfeiçoamento e treinamento de pessoal;
- Executar, por meio de políticas de capacitação, procedimentos referentes ao credenciamento e à certificação de servidores envolvidos em projetos de formação, treinamento e desenvolvimento;
- Desenvolver os projetos de capacitação e qualificação, realizando acompanhamento de seu cumprimento;
- Efetuar lançamentos no sistema SCDP para solicitar diárias e compra de passagens relacionadas às capacitações de servidores no âmbito da reitoria;
- Gerir os programas de afastamento para capacitação em cursos de pós graduação strictu sensu, aprovado pela resolução n. º 871, de 4 de junho de 2013;
- Informar ao MEC, por meio do sistema SIMEC, o quantitativo de capacitações executadas pelo IFSP;
- Promover as avaliações de desempenho de todos os servidores, quanto ao seu desenvolvimento e execução de tarefas;
- Avaliar titulação com a finalidade de incentivo à qualificação;
- Avaliar titulação com a finalidade de progressão funcional;
- Após avaliação de desempenho ou avaliação por titulação, propor progressão funcional dos servidores, quando necessário;
- Coordenar e acompanhar o processo de capacitação dos servidores dos campi, em consonância com a política institucional de desenvolvimento de recursos humanos;
- Orientar os servidores para as oportunidades de treinamento que se apresentarem. Planejar, acompanhar e avaliar a realização de cursos de treinamento nos câmpus;
- Elaborar e acompanhar os processos de estágio probatório de todos os servidores no âmbito do IFSP. Ao término do estágio probatório, encaminhar processos para homologação do conselho superior.
Servidores:
- André Penedo Da Silva
- Cid Ruiz Pardini
- Cilene de Vico Pardini
- Cristiane Ladeira
- Eliana Aparecida Lubianco
- Mayara de Oliveira Martins
- João Batista Joenck Júnior
- Rafael Moreira De Souza
- Taís Socorro Feitosa Da Silva Macedo
- Vâner Lima Silva
- Vanessa Dayane Batista Ferreira
CSS
Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor - CSS
Coordenadora: Elide Gomes Pereti Cremonesi
Telefone: (11) 3775-4581 / 4582
E-mail:
É responsável em orientar, acompanhar e atuar em demandas pertinentes às questões de saúde do servidor público federal, otimizando os procedimentos; além de ampliar a política de atenção à Saúde do Servidor de acordo com o previsto pelo SIASS, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.
A CSS é responsável pelo atendimento aos servidores dos câmpus AVR, BRI, BTV, BRA, CJO, CPV, CAR, CBT, GRU, IST, ITP, ITQ, JCR, JND, PTB, PEP, RET, RGT, SLT, SJC, SMP, SPO, SRQ, SOR, SZN e TUP.
A esta coordenadoria compete:
- Recebimento e homologação de atestados médicos e odontológicos dos servidores, bem como de acompanhamento familiar;
- Agendamento de perícias singulares;
- Visitas domiciliares ou hospitalares aos servidores em afastamentos por motivos de saúde;
- Encaminhamento ao SIASS de perícias por Junta Médica Oficial – JMO;
- Licenças gestante e prorrogações da licença gestante;
- Exames médicos para efeito de admissão, redistribuição e exoneração;
- Processos de Isenção de IR;
- Acidentes de trabalho;
- Acompanhamento social e psicológico aos servidores;
- Acompanhamento do processo de reintegração do servidor;
- Engenharia e Segurança do Trabalho;
- Orientação e acompanhamento de demandas de saúde junto às chefias e servidores.
Servidores:
- Adriana Isabel Rebeschini
- Adriano Paulino Lima
- Danielle Lima Menezes Ananias
- Margareth Silva de Oliveira Paz
- Mirely Ferreira dos Santos
- Paulo Vaz Ferreira Filho
- Pedro Henrique Moreira Dias
- Priscila Fernandes Lucci
- Silvia Regina Pereira Vicente
- Bernardo Fontes Garcia
- Marcel Langer
- Maria del Pilar Dominguez Estevez
CPM
Coordenadoria de Perícias Médicas – CPM
Coordenador: Edison José de Aguiar
Telefone: (11) 3775-4582
E-mail:
É o setor responsável pela realização de perícias médicas dos servidores federais para diversos fins.
A esta Coordenadoria compete:
- Realização de perícias médicas dos servidores federais;
- Lançamento dos afastamentos dos servidores no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor – SIASS.
Servidor:
CASP
Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida de Pessoal - CASP
Coordenadora: Gabriela do Prado Giraldi
Fone: (19) 3634-1114
E-mail:
É responsável em orientar, acompanhar e atuar em demandas pertinentes às questões de saúde do servidor público federal, otimizando os procedimentos; além de ampliar a política de atenção à Saúde do Servidor de acordo com o previsto pelo SIASS, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor.
A CASP é responsável pelo atendimento aos servidores dos câmpus ARQ, BRT, CMP, CTD, HTO, MTO, PRC, SCL, SBV, SRT e VTP
A esta Coordenadoria compete:
- Orientar, acompanhar e atuar em demandas pertinentes às questões de saúde dos servidores dos câmpus sob sua jurisdição;
- Propor, planejar e desenvolver projetos e ações que contribuam para a qualidade de vida dos servidores e seus familiares nos câmpus sob sua jurisdição;
- Desenvolver atividades de cultura e lazer;
- Recadastrar aposentados e pensionistas com limitação física para deslocamento à Reitoria do IFSP ou órgão federal mais próximo à sua residência, por meio de visita domiciliar;
- Planejar, executar e articular a implantação das diretrizes da Política de Atenção à Saúde do Servidor, expressa pelo SIASS;
- Identificar estratégias de promoção da saúde, segurança e qualidade de vida, adequadas ao contexto atual e futuro dos câmpus sob sua jurisdição;
- Subsidiar as Coordenadorias de Gestão de Pessoas, na área de sua competência.
Servidores:
- Ana Regina Vasconcellos Mousessian
- Gabriela do Prado Giraldi
- Marco Antonio Polizio
CFOR
Coordenadoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoas - CFOR
Coordenadora: Priscila Cabreira de Freitas
Fone: (19) 3634-1114
E-mail:
A esta Coordenadoria compete:
- Desenvolver estudos e promover ações de treinamento e desenvolvimento, visando a valorização e melhoria de desempenho do servidor nos câmpus sob sua jurisdição;
- Planejar, coordenar, executar as ações de treinamento e desenvolvimento com base no diagnóstico de necessidades de treinamento, plano de carreira, avaliação de desempenho pessoal nos câmpus sob sua jurisdição;
- Planejar e coordenar programas de educação continuada dos servidores;
- Promover o desenvolvimento da cultura organizacional no aperfeiçoamento e qualificação dos servidores dos câmpus sob sua jurisdição;
- Manter intercâmbio com outras instituições, visando à atualização de projetos e ações de treinamento e desenvolvimento;
- Coordenar e implementar programas de desenvolvimento gerencial dos câmpus, visando à melhoria do modelo de gestão institucional e cultura organizacional;
- Realizar atividades de fomento ao desenvolvimento cultural dos servidores e promover ações que propiciem a discussão e reflexão sobre as novas realidades tecnológica, econômica, social e política.
Servidora:
- Priscila Cabreira de Freitas
CIGP
Coordenadoria de Inovação e Gestão de Processos - CIGP
Coordenador: Antônio Carlos Delarolle Chuque
Telefone: (19) 3634-1114
E-mail:
A esta Coordenadoria compete:
- Planejar e gerir os trabalhos e ações referentes a gestão de processos e procedimentos relativos à administração e desenvolvimento de pessoas;
- Coordenar estudos e ações para planejamento, avaliação e controle dos procedimentos;
- Coordenar trabalhos para a desburocratização e inovação em administração e desenvolvimento de pessoas;
- Desenvolver trabalhos relacionados a benchmarking na área de gestão e desenvolvimento de pessoas;
- Acompanhar a implementação de procedimentos nas Coordenadorias de Gestão de Pessoas nos câmpus sob sua jurisdição;
- Acompanhar a legislação de pessoal, no tocante à sua competência;
- Assessorar a Diretoria de Gestão de Pessoas em assuntos de sua competência.
Servidor:
- Antônio Carlos Delarolle Chuque
DAAP
Diretoria Adjunta de Administração de Pessoal - DAAP
Diretora Adjunta: Patrícia Batista Santos
Fone: (11) 3775-4544
E-mail:
É responsável por planejar, coordenar, acompanhar todas as atividades voltadas administração de pessoal, além de dar suporte a Diretoria de Gestão de Pessoal.
A esta Diretoria Adjunta compete:
- Gerenciar acompanhar e viabilizar a admissão de servidores; processos de provimento de cargos, aposentadoria e pensão;
- Propor e acompanhar o cumprimento de atos normativos e procedimentos relativos à aplicação da legislação de pessoal vigente; além de analisar e emitir parecer em processos que envolvam questões legais na área de gestão de pessoas.
- Gerenciar as atividades das coordenadorias, revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à sua área;
- Prestar esclarecimentos aos órgãos de controle pertinentes à área.
A DAAP compreende:
- CAP - Coordenadoria de Admissão de Pessoal
- CGP - Coordenadoria de Gestão de Pessoal
- CLN - Coordenadoria de Legislação e Normas
- CADI - Coordenadoria Administrativa e de Informação
CAP
Coordenadoria de Admissão de Pessoal - CAP
Coordenadora: Karin Mayumi Tsutiya
Telefone: (11) 3775-4548
E-mail:
É responsável por planejar, controlar, executar e rever procedimentos referente a admissão (cargo efetivo e temporário) e no caso da Reitoria, contratação de estagiários, além de procedimentos referentes a formalização (Memorandos e Portarias) referente a Vacância, Exoneração, Recondução e Reintegração, bem como da tramitação de Redistribuições.
A esta coordenadoria compete:
- Desenvolver as diretrizes relacionadas aos processos de admissão e exoneração/vacância de pessoal, controlar os quantitativos de códigos de vagas;
- Atender e orientar, servidores, candidatos nomeados e coordenadorias de gestão de pessoas quanto às dúvidas e à resolução de casos peculiares (atuando em conjunto com diversos setores/órgãos) referentes à admissão, contratação, recondução, reintegração e exoneração/vacância de pessoal;
- Efetuar os procedimentos de provimento de cargos efetivos e temporários (Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto) e ainda, processos para contratação de estagiários (no caso da Reitoria);
- Efetuar procedimentos para a Vacância/Exoneração/Finalização de Contrato Recondução e Reintegração quando solicitados;
- Distribui no SIAPE os códigos de vaga dos empossados;
- Preparar e encaminhar os processos para os setores competentes;
- Cadastramento/exclusão no SIAPE e folha de pagamento;
- Analisa os pedidos e executa aditamentos de contratos (Professores Substitutos e Estagiários);
- Recepciona e executa no sistema SIAPE criação, alteração e exclusão de UORGs;
- Busca manter atualizadas as informações relativas à legislação de pessoal pertinente ao setor;
- Publicar os procedimentos relacionados à área;
- Prestar esclarecimentos aos órgãos de controle pertinentes à área.
Servidores:
- Angelica Yukari Morita
- Karin Mayumi Tsutiya
- Raquel Ferrarezi Gomes
- Rita de Cassia Fernandes Cristóvão
- Suzana Maria Pereira
CGP
Coordenadoria de Gestão de Pessoas - CGP
Coordenadora: Elina Martins Silva
Telefone: (11) 3775-4543
E-mail:
A Coordenadoria de Gestão de Pessoal (CGP) é responsável pela emissão de portarias de designação e dispensa de função gratificada, de nomeação e exoneração de cargo de direção, de substituição; de regime de trabalho; de mudança de local de trabalho devido projeto institucional; responsável pelo recebimento e encaminhamento de documentos direcionados às Diretorias de Administração de Pessoal (DAP) e Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (DDGP)e realiza atendimento pessoal e telefônico dos servidores ativos, inativos, pensionistas e demais interessados.
A essa Coordenadoria compete:
- Atender público em Geral (ativos, inativos pensionistas e demais interessados);
- Receber e encaminhar documentos no SUAP aos setores DAP e DDGP;
- Confeccionar e publicar portarias de designação/nomeação - dispensa/exoneração de função gratificada e/ou cargo de direção;
- Confeccionar portarias de substituição dos servidores da Reitoria;
- Confeccionar portaria de mudança de Regime de Trabalho (RDE); redução de carga horária;
- Confeccionar portaria de Projeto Institucional, assim como orientar os servidores a respeito deste expediente.
Servidores / Colaboradores:
- Dayane Maganha dos Santos
- Debora Patricia Gomes de Oliveira
- Elina Martins Silva
- Karina de Assunção Pardinho
CLN
Coordenadoria de Legislação e Normas (CLN)
Coordenador: Wanderley França Fonseca
Telefone: (11) 3775-4543
E-mail:
É responsável pelos processos de aposentadoria, pensão e demais dúvidas referentes à legislação, normas administrativas e assuntos de pessoal. Emite Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para fins de aproveitamento de tempo de serviço em outro órgão/entidade. Elabora Pareceres para dirimir dúvidas legais referente à legislação de pessoal, em conformidade com as normas administrativas do Órgão Central (SIPEC), assessorando os respectivos departamentos, entre outros atos.
A essa Coordenadoria compete:
- Executar todo o procedimento relacionado à aposentadoria por tempo de contribuição, por idade e compulsória;
- Atos de revisão de aposentadoria;
- Responder às diligências do TCU e da CGU sobre revisões de processos de pensão e aposentadorias;
- Incluir atos administrativos concernentes a aposentadorias e pensões no SISAC;
- Contagem de Tempo de Serviço;
- Averbação de tempo anterior de serviço;
- Responder consultas sobre legislação de pessoal;
- Analisar, interpretar e aplicar os dispositivos legais regulamentares ou outros atos normativos referentes à legislação de pessoal;
- Analisar juridicamente os processos administrativos que tratam dos assuntos relacionados à legislação de pessoal e à emissão de pareceres relativos a esses processos, com a devida aplicação da legislação pertinente;
- Responsável pelos atos de Colaboração / Cooperação Técnica de Servidores (art. 30 da Lei 12.772/2012; art. 26-A da Lei 11.091/2005);
- Responsável pelos atos iniciais Requisição e Cessão de Servidores (art. 93 da Lei 8.112/90; Decreto 4050/2001);
- Responsável pelos atos iniciais que envolve a Licença Para Tratar de Interesses Particulares (art. 91 da Lei 8.112/90);
- Responsável pelos atos iniciais que envolvem a Licença Para Atividade Política (art. 86 da Lei 8.112/90);
- Responsável pela emissão de Parecer sobre a aquisição de tempo para usufruto da Licença para Capacitação (art. 87 da Lei 8.112/90);
- Avaliar e emitir Parecer sobre pedidos de Ajuda de Custo e Auxílio-Moradia (art. 53 e 60-A da Lei 8.112/90);
- Acompanhar diariamente, por meio de leitura do Diário Oficial da União, os atos que envolvem a legislação de pessoal, comunicando os respectivos Dirigentes e/ou interessados.
Servidores:
- Felipe Luiz Moreira
- Wanderley França Fonseca
- Ronaldo Braz Silvestre
- Carolina Maria de Carvalho
CADI
Coordenadoria Administrativa e de Informação – CADI
Coordenador: Álvaro Gianelli
Telefone: (19) 3634-1114
E-mail:
A esta Coordenadoria compete:
- Planejar e coordenar a execução das atividades de administração de material, pessoal, patrimônio, transporte, telefonia, arquivo e protocolo do Núcleo de Gestão de Pessoas e do Núcleo de Tecnologia da Informação;
- Executar as atividades referentes à gestão de pessoas no Núcleo de Gestão de Pessoas e no Núcleo de Tecnologia da Informação;
- Executar as atividades relativas à gestão documental e arquivística do Núcleo de Gestão de Pessoas e Núcleo de Tecnologia da Informação;
- Coordenar o trâmite documental, providenciar a publicação oficial e a divulgação de matérias do Núcleo de Gestão de Pessoas e Núcleo de Tecnologia da Informação;
- Orientar, propor diretrizes e padrões, planejar e implementar as ações de comunicação, eventos e identidade visual impressa e eletrônica do Núcleo de Gestão de Pessoas e do Núcleo de Tecnologia da Informação;
- Planejar e executar tarefas relativas às aquisições e contratações do Núcleo de Gestão de Pessoas e do Núcleo de Tecnologia da Informação;
- Apoiar, fornecer subsídios, orientar, executar, monitorar e controlar a gestão interna, no âmbito dos Núcleo de Gestão de Pessoas e Núcleo de TI, especialmente atividades relacionadas a planejamento e gestão orçamentária e financeira;
- Auxiliar o controle das filas de concursos vigentes, esclarecimento de dúvidas de candidatos, publicações e auxílio no portal de concursos do IFSP;
- Auxiliar no processo de movimentação de servidores e empregados públicos federais para composição da força de trabalho instituído pela Portaria 282/2020;
- Gerenciar o Processo Permanente de Remoção instituído pela Portaria 3884 de 16/10/2019.
Servidores:
- Álvaro Gianelli
- Degine Santos Carvalho
DACP
Diretoria Adjunta de Cadastro e Pagamento de Pessoal - DACP
Diretora Adjunta: Stela Haler
Telefone: (11) 3775-4546 / 4547
E-mail: dacp.prd@ifsp.edu.br
É responsável por auxiliar no gerenciamento dos assentamentos funcionais, além do processamento da folha de pagamento, dos servidores ativo, inativos e pensionistas.
A esta Diretoria Adjunta compete:
- Propor, avaliar e instituir as diretrizes das atividades relacionadas às Coordenadorias de Cadastro, Pagamento e Conformidade de Pessoal;
- Verificar as normativas expedidas pela Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público - SEGRT atinentes as atividades relacionadas ao setor e estabelecer a implementação no âmbito do Instituto Federal de São Paulo;
- Verificar as normativas expedidas pelo CONLEGIS, bem como pelas autarquias de controle (Controladoria Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União – TCU), bem como os Comunicas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE e estabelecer a implementação no âmbito do Instituto Federal de São Paulo;
- Auxiliar as Coordenadorias de Gestão de Pessoas dos câmpus plenos e avançados para que as atividades a título de Gestão de Pessoas, no que compete às atribuições dessa Diretoria Adjunta, sejam exercidas.
A DACP compreende:
- CCG - Coordenadoria de Conformidade de Gestão de Pessoal;
- CCM - Coordenadoria de Cadastro e Movimentação;
- CPP - Coordenadoria de Pagamento de Pessoal.
CCG
Coordenadoria de Conformidade de Gestão de Pessoal - CCG
Coordenador(a):
Fone: (11) 3775-4546
E-mail:
É responsável pela conferência cadastral e financeira de dados lançados na folha de pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas, de modo a certificar-se da exatidão das mesmas perante a Lei, com o objetivo de trazer mais lisura e legalidade aos procedimentos de gestão de pessoas.
À esta Coordenadoria compete:
- Atendimento à Auditoria Preventiva, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG, da folha de pagamento;
- Respostas as possíveis inconsistências cadastrais e/ou financeiras, apontadas através dos Sistema de Trilhas de Auditoria de Pessoal da Controladoria Geral da União (CGU);
- Cumprimento de solicitações de Auditorias Internas;
- Verificação dos lançamentos efetuados na folha de pagamento, antes de seu fechamento, para a diminuição de irregularidades nos processos;
- Elaboração mensal de Relatório contendo os conflitos encontrados na análise da folha de pagamento, com orientações preventivas;
- Instrução e acompanhamento de processos de Regularização Cadastral e Financeira;
- Elaboração de indicadores do IFSP com gastos da folha de pagamento (verbas remuneratórias e indenizatórias).
Colaboradores:
- Antonia Marina Silva Mota
- Renata Elaine Cardoso;
CCM
Coordenadoria de Cadastro e Movimentação - CCM
Coordenador: Pedro Pinto da Mata
Telefone: (11) 3775-4546
E-mail:
É responsável pela atualização cadastral e física do assentamento funcional dos servidores, bem como pelo controle de frequência, emissão de crachá e carteira funcional dos servidores em exercício na Reitoria e câmpus Avançados. Ademais, cabe ao setor o auxílio dessas atividades às Coordenadoria de Gestão de Pessoas dos câmpus.
A esta Coordenadoria compete:
- Efetuar o Cadastramento de novos Servidores com exercício na Reitoria ou Câmpus Avançados no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, Sistema de Apreciação e Registro dos Atos de Admissões e Concessões – SISAC e no Sistema de controle de ponto;
- Efetuar a movimentação sistêmica (lançamentos de Ressarcimento à saúde, Auxílio Transporte, Auxílio Pré-escolar, Auxílio Natalidade e afins) no assentamento funcional dos servidores com exercício na Reitoria ou em câmpus Avançado;
- Controle dos assentamentos funcionais físicos, bem como o cadastramento no Assentamento Funcional Digital – AFD das pastas funcionais dos servidores com exercício na Reitoria e câmpus avançado;
- Efetuar a movimentação sistêmica (Progressões funcionais – docente e administrativo, Alteração da jornada de trabalho, Lançamentos de licenças nojo/gala/paternidade) no assentamento funcional de todos os servidores do Instituto Federal de São Paulo, com exceção dos câmpus com atividades descentralizadas;
- Auxiliar a Coordenadoria de Conformidade de Gestão de Pessoal, no que compete as atividades inerentes à esta Coordenadoria, para responder as Trilhas de Auditoria da Controladoria Geral da União – CGU, Auditorias Preventivas (SERPRO/MP) e auditorias internas;
- Auxiliar a Coordenadoria de Legislação e Normas, no que compete as atividades inerentes à esta Coordenadoria, para responder as diligências apresentadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU;
- Auxiliar a Diretoria Adjunta de Cadastro e Pagamento de Pessoal, no tocante ao suporte às dúvidas das Coordenadorias de Gestão de Pessoas do câmpus, para o desenvolvimento das atividades ora descentralizadas pela Reitoria;
- Efetivar o lançamento sistêmico (SIAPE E SISAC) dos desligamentos funcionais (vacância por exoneração ou posse em outro cargo inacumulável; término ou rescisão de contrato de trabalho dos docentes substitutos ou temporários).
Colaboradores:
- Afonso Lima Filho;
- Constância Adélia Garcia Bozz;
- Daniel Eleti;
- Flavio Renato Nascimento dos Santos;
- Gabriel Batista de Azevedo;
- Júlio César Ribeiro Pinto;
- Pedro Pinto da Mata
- Regiane Ferreira da Silva;
- Renato Ribas.
CPP
Coordenadoria de Pagamento de Pessoal - CPP
Coordenadora: Jaqueline de Oliveira
Fone: (11) 3775-4547
E-mail:
É responsável pela atualização e processamento da folha de pagamento de pessoal, no âmbito do IFSP.
A esta Coordenadoria compete:
- Apurar e lançar o pagamento retroativo proveniente da inclusão de novos Servidores com exercício na Reitoria ou câmpus Avançados no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE;
- Efetuar o pagamento retroativo referente a movimentação sistêmica (lançamentos de Auxílio Transporte, Auxílio Pré-escolar, Auxílio Natalidade e afins) na folha de pagamento dos servidores com exercício na Reitoria ou em câmpus Avançado;
- Efetuar o lançamento financeiro retroativo referente as movimentações sistêmicas (Progressões funcionais – docente e administrativo, Alteração da jornada de trabalho, Lançamentos de licenças nojo/gala/paternidade (desconto do auxílio transporte, se houver)) na folha de pagamento de todos os servidores do Instituto Federal de São Paulo, com exceção dos câmpus com esta atividade descentralizada;
- Auxiliar a Coordenadoria de Conformidade de Gestão de Pessoal, no que compete as atividades inerentes à esta Coordenadoria, para responder as Trilhas de Auditoria da Controladoria Geral da União – CGU, Auditorias Preventivas (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG) e Auditorias Internas;
- Auxiliar a Coordenadoria de Legislação e Normas, no que compete as atividades inerentes à esta Coordenadoria, para responder as diligências apresentadas pelo Tribunal de Contas da União – TCU;
- Atualização da folha de pagamento de professores substitutos/temporários, bem como de servidores inativos e beneficiários de pensão temporárias/vitalícia, tendo em vista aumentos salariais previstos em Lei;
- Inclusão/Alterações/Exclusões de Pensões alimentícias;
- Apurar o valor gerado a partir de desligamentos funcionais (vacância por exoneração ou posse em outro cargo inacumulável; término ou rescisão de contrato de trabalho dos docentes substitutos ou temporários). Caso houver necessidade de restituição ao erário, encaminhar à Coordenadoria de Conformidade de Gestão de Pessoal.
- Auxiliar a Diretoria Adjunta de Cadastro e Pagamento de Pessoal, no tocante ao suporte às dúvidas das Coordenadorias de Gestão de Pessoas do câmpus, para o desenvolvimento das atividades ora descentralizadas pela Reitoria;
Colaboradores:
- Adriano Gomes dos Santos;
- Francirei Vieira de Souza;
- Jaqueline de Oliveira (Coordenadora);
- Natasha Souza Santicioli;
- Nelson Berto Santos;
- Rocio Quispe Yujra;
- Ronaldo Oliveira Martins
- Sergio Berto Santos
AGP
Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP-DGP)
Assessora: Ligia Porto Alexandre
Fone: (11) 3775-4543
E-mail:
É responsável pelo Assessoramento à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional no que compete as rotinas de Gestão de Pessoal, a implantação de políticas institucionais e o planejamento para cumprimento do dimensionamento conforme Portaria MEC nº 246/2016.
Redes Sociais