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Índice de Artigos



:: O que é o PDI? ::


O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.









:: PDI (2014-2018) ::

 

PDI 2014-2018/Versão Final - Download 

Resolução n. 162/2017 - Aprova a revisão do PDI 2014/2018


A Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, criada através da Portaria nº 5.540, de 16 de outubro de 2014, tem como premissas:

  • Acompanhar o processo de implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP no quadriênio 2014/2018, nos câmpus e reitoria;
  • Orientar e monitorar ações, eventos e etapas gerais deste PDI;
  • Analisar o processo vigente, retornando resultados que norteiem mudanças que se façam necessárias durante o processo.

Presidente: Professor João Roberto Moro
Vice-presidência: Simone Maria Magalhães -  PRX
Secretário: Rafael Inácio Sousa Martins


Contato:
E-maill:
Também poderão ser endereçados documentos e solicitações aos cuidados da CPPDI, através do Gabinete da Reitoria.


Composição da Comissão Permanente do PDI (Tipo pdf, tamanho 90,3KB)

 

Documentos relacionados ao PDI 2014-2018:





:: PDI (2019-2023) ::

O novo PDI teve sua metodologia de elaboração aprovada pelo CONSUP e teve como princípio o planejamento participativo. Para tanto, a elaboração do PDI foi responsabilidade de basicamente quatro tipos de comissões: Central, Local, Sistematização e Temáticas.

As Comissões Temáticas e Locais, viabilizaram o espaços de diálogo com a comunidade, interna e externa, através de Fóruns de Desenvolvimento Institucional em cada campus, Conferência de Desenvolvimento Institucional, pesquisas quanti e qualitativas, Audiências Públicas, entre outros. Os documentos gerados em todas as etapas de elaboração do PDI 2019-2023 podem ser encontrados na aba "Documentos"

No dia 12 de março de 2019 o Conselho Superior do IFSP aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP para o período de 2019 a 2023. Nos links abaixo estão disponibilizados o PDI 2019-2023, a Resolução CONSUP 01/2019 que aprova o PDI, e a Planilha de Oferta de Cursos e Vagas do IFSP.

 

Documentos:

 




:: Comissões ::

Comissão Central
Responsável por validar as iniciativas das outras comissões, supervisionar a elaboração do PDI e aprovar as definições propostas que irão para o CONSUP.

  • Composição:  Pró-reitores; dois representantes discentes; um técnico administrativo; um docente; um diretor geral de campus; um representante da sociedade civil, um representante do setor produtivo/órgão de fomento e o secretário executivo.

Comissão Local
Responsável por divulgar e viabilizar atividades, publicar informações e documentos, além de promover a realização de eventos e construção de propostas demandadas das Comissões Temáticas, Sistematização ou Central. 

  • Composição: cinco membros sendo: um representante dos três segmentos (discente, docente e técnico administrativo) e dois indicados pela gestão do campus (preferencialmente que entendam da parte sociopedagógica e da parte orçamentária) *

*A composição da Comissão Local dos Campus Sertãozinho e Cubatão terá 2 vezes mais o número de representantes, já a Comissão Local do Campus São Paulo terá 3 vezes mais.

Comissão de Sistematização
Responsável pela articulação geral dos trabalhos, devendo ser responsável por coordenar, orientar, acompanhar e monitorar os trabalhos das Comissões Temáticas e Locais, bem como supervisionar o desenvolvimento das ações, eventos e etapas do processo de elaboração do PDI. Deve ainda, apoiar a Comissão Central, manter registros e arquivos do PDI organizados e atualizados, divulgar documentos, convites, avisos, atividades e eventos na página do PDI no site da Instituição e atuar na sistematização de informações e consolidação do PDI.

Comissões Temáticas:

Responsável por fomentar, respaldar, articular e promover eventos que possibilitem a reflexão e discussão dos temas do PDI, bem como a proposição de conteúdos para a elaboração das minutas parciais dos capítulos. Essas comissões podem demandar das comissões locais: informações, discussões e proposições, visando analisar, debater e coletar dados e propostas para elaboração dos documentos específicos de cada capítulo ou tema. São constituídas preferencialmente por especialistas na área e gestores ou representantes das unidades de trabalho (Pró-reitorias/Diretorias) relacionadas ao tema.




:: Documentos ::

 

 Documentos Oficiais

Legislação

DOCUMENTOS IFSP

 




:: Eventos ::

Seminário de Desenvolvimento Institucional 

 

Capacitação com as Comissões Locais 

  • Objetivo: capacitar as comissões locais para realização de Fóruns de Desenvolvimento Institucional nos respectivos câmpus;
  • Quando: 18 de outubro de 2017
  • Onde: Auditório Câmpus São Paulo
  • Público: multiplicadores das comissões locais de elaboração do PDI;
  • Ação: realização de orientações e oficinas sobre o desenvolvimento das atividades de elaboração do Perfil Institucional e realização dos Fóruns de Desenvolvimento Institucional

 

Fóruns de Desenvolvimento Institucional (por câmpus) 

 

Conferência de Desenvolvimento Institucional 

 

Revisão do PPI e dos demais capítulos do PDI

 

Capacitação das Comissões Locais sobre as Diretrizes de Oferta de Cursos e Vagas

 

CONSULTA PÚBLICA FINAL

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA FINAL

 

APROVAÇÃO NO CONSELHO SUPERIOR


:: Vídeos ::

I Seminário de Desenvolvimento Institucional

 

Conferência de Desenvolvimento Institucional 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA FINAL



:: Contatos::

 Dúvidas, informações, sugestões ou outros encaminhamentos: 

Telefone (16) 98112-0036.

 

E-mail´s das Comissões de Elaboração do PDI 2019-2023 - Baixar




:: Perguntas frequentes ::

Como posso participar da elaboração do PDI?

Você pode participar das discussões realizadas no seu câmpus e na reitoria, nos Fóruns de Desenvolvimento Institucional, respondendo as pesquisas que estarão disponível no site  ou mandando suas sugestões e perguntas para


O que é obrigatório em um PDI? 

Segundo o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, art.16, o plano de desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:

  1. missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
  2. projeto pedagógico da instituição;
  3. cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
  4. organização didático-pedagógica da instituição;
  5. perfil do corpo docente;
  6. organização administrativa da instituição;
  7. infra-estrutura física e instalações acadêmicas;
  8. oferta de educação a distância, sua abrangência e pólos de apoio presencial;
  9. oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e
  10. demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.

O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?

É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.


Quais serão as Comissões Temáticas?

  • Perfil Institucional ( Histórico; Missão; Visão; Valores; Objetivos; Indicadores e Metas)
  • Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos;
  • Gestão de Pessoas - Perfil dos Servidores;
  • Organização administrativa;
  • Políticas de atendimento aos discentes; 
  • Infraestrutura;
  • Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; 
  • Aspectos Financeiros e Orçamentários
  • Comunicação Institucional;
  • PDTI
  • Governança, Compliance e Gestão de Riscos

 

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