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:: Perguntas frequentes ::

Como posso participar da elaboração do PDI?

Você pode participar das discussões realizadas no seu câmpus e na reitoria, nos Fóruns de Desenvolvimento Institucional, respondendo as pesquisas que estarão disponível no site  ou mandando suas sugestões e perguntas para


O que é obrigatório em um PDI? 

Segundo o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, art.16, o plano de desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:

  1. missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
  2. projeto pedagógico da instituição;
  3. cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
  4. organização didático-pedagógica da instituição;
  5. perfil do corpo docente;
  6. organização administrativa da instituição;
  7. infra-estrutura física e instalações acadêmicas;
  8. oferta de educação a distância, sua abrangência e pólos de apoio presencial;
  9. oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e
  10. demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.

O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?

É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.


Quais serão as Comissões Temáticas?

  • Perfil Institucional ( Histórico; Missão; Visão; Valores; Objetivos; Indicadores e Metas)
  • Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos;
  • Gestão de Pessoas - Perfil dos Servidores;
  • Organização administrativa;
  • Políticas de atendimento aos discentes; 
  • Infraestrutura;
  • Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; 
  • Aspectos Financeiros e Orçamentários
  • Comunicação Institucional;
  • PDTI
  • Governança, Compliance e Gestão de Riscos

 

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