Coordenadoria de Arquitetura e Operações de TI
Responsável pela infraestrutura de redes físicas e lógicas do IFSP com o objetivo de viabilizar a disponibilidade da informação e comunicação. Mantém a independência externa em relação à operação de equipamentos, dispositivos e serviços que promovam a segurança ou gerência da informação. Zela pelo cumprimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
Coordenador: Rafael Manochio
Fone: (11) 3775-4553
Organograma
A Coordenadoria de Arquitetura e Operações de TI compreende:
- Coordenadoria de Infraestrutura de TI - CITI;
- Coordenadoria de Integração de Soluções de TI - CISTI
- Equipe CAOTI.
CAOTI
Coordenador: Rafael Manochio
Fone: (11) 3775-4653
A esta coordenadoria compete:
- zelar pelo cumprimento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação;
- coordenar, controlar e supervisionar as atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas de administração de rede e de suporte na área de informática;
- planejar, conjuntamente com as unidades do IFSP, os serviços realizados por terceiros na área de TI, além de coordenar e fiscalizar;
- prestar suporte técnico-operacional na área de informática a todas as unidades do IFSP;
- elaborar padrões de hardware e software - propondo as diretrizes para a aquisição de equipamentos de informática, de software e de novas tecnologias;
- emitir pareceres técnicos sobre contratações de serviços ou aquisições de recursos tecnológicos;
- cumprir e fazer cumprir, por meio de regulamentação interna do IFSP, a política de segurança da informação em conjunto com demais órgãos do Instituto;
- gerenciar e controlar a rede física e lógica de comunicação de dados e voz, prestando suporte técnico especializado às diversas unidades em suas rotinas administrativas das tecnologias das quais o IFSP utilize;
- responsabilizar-se pelos bens patrimoniais do NTI.
CITI
Coordenador: Wendel Marcos dos Santos
Fone: (11) 3775-4553
A esta coordenadoria compete:
- realizar e manter o funcionamento da rede de comunicação em conjunto com as coordenadorias de Segurança e Serviços de TI;
- identificar, propor e promover a infraestrutura de acesso à comunicação para os usuários do parque tecnológico;
- promover e operar mecanismos de monitoramento em nível de acesso físico aos equipamentos de informática;
- documentar e atualizar a infraestrutura da rede de comunicação;
- prover treinamento e suporte técnico aos usuários da rede de comunicação da Reitoria;
- administrar os recursos computacionais da Reitoria e Pró Reitorias do IFSP;
- manter atualizado o cadastro da configuração dos equipamentos existentes na Reitoria e Data Center;
- executar o provisionamento de recursos físicos para a coordenadoria de Serviços de TI.
Atividades e Responsabilidades:
- gestão de recursos físicos:
- cabeamento;
- servidores físicos;
- switches;
- funções de rede;
- VLAN;
- recurso computacional (físico e lógico);
- QoS;
- provisionamento de recurso (Hosting - PaaS e IaaS);
- planejar e executar arquitetura de IP;
- roteamento no Firewall;
- internet;
- camada Física (CPU, Storage, Net) + Hypervisor.
CISTI
Coordenador: Jovander da Silva Freitas
Fone: (11) 3775-4653
E-mail:
A esta coordenadoria compete:
Integrar plataformas de TI conforme padrões propostos pela Reitoria e auxiliando na configuração e administração da infraestrutura de redes, conforme estabelecido pelos padrões institucionais. As atribuições desta coordenadoria são:
Elaborar relatórios de análises de riscos de segurança dos serviços integrados a infraestrutura de TI do IFSP;
Integrar recursos tecnológicos conforme propostos e padronizados pela Reitoria do IFSP;
Participar de equipes de planejamento de contratação de equipamentos e serviços de integração à infraestrutura de TI do IFSP;
Definir políticas e tecnologias para tratamento de dados classificados armazenados externamente a infraestrutura de TI do IFSP, conforme legislação vigente;
Identificar, propor e promover a segurança da informação para os serviços integrados, conforme padrões estabelecidos pela reitoria do IFSP;
Documentar e atualizar a metodologia de implantação de plataformas de integração para soluções de TI;
Acompanhar e apoiar na migração de dados entre a infraestrutura de TI do IFSP e serviços externos;
Monitorar o uso de recursos relacionados as soluções de infraestrutura integradas da Reitoria do IFSP, elaborando estudos para expansão e manutenção dos serviços, conforme a necessidade;
Indicar a necessidade de realização de capacitação de servidores relacionados à sua área de atuação;
EQUIPE
Equipe CAOTI
Coordenador de Arquitetura e Operações de TI
Tecnólogo em Redes de Telecomunicação: Rafael Manochio
Coordenador de Infraestrutura de TI
Técnico de Tecnologia da Informação: Wendel Marcos dos Santos
Coordenador de Integração de Serviços de TI
Professor: Jovander da Silva Freitas
Colaboradores
Analista de Tecnologia da Informação: Luiz Paulo Ferreira Rodrigues
Analista de Tecnologia da Informação: Ado Cardoso da Silva
Tecnólogo em Redes de Telecomunicação: Geraldo Antônio de Oliveira Junior
Técnico de Tecnologia da Informação: Luiz Fernando Postingel Quirino
Acompanhe aqui o tráfego da rede de dados da nossa provedora de internet.
- RNP - Conectividade - Tráfego (somos o nó SP)
- ViaIpê - Status das instituições que utilizam da rede Ipê
O Serviço de E-mail do IFSP é reconhecido pelo domínio @ifsp.edu.br e é provido e sustentado pela plataforma Google Workspace for Education.
O Google Workspace for Education é uma suíte de aplicativos gratuitos do Google projetada especificamente para escolas.
Ele oferece a estudantes, professores e administradores uma maneira simples, segura e eficiente de trabalhar juntos, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
A suíte inclui Gmail, Documentos, Drive, Agenda, Meet e muito mais.
Esses aplicativos permitem a colaboração em tempo real, comunicação e gerenciamento seguro de conteúdo.
Email Institucional no Google Workspace
O serviço de email do Google Workspace for Education, conhecido como Gmail, é uma plataforma de email baseada na web que é segura, fácil de usar e repleta de recursos.
Para instituições como o IFSP, que aderem ao Google Workspace for Education, o Gmail se torna o provedor de email institucional. Isso significa que os emails enviados para ou de um endereço que termina em @ifsp.edu.br são gerenciados através do Gmail, mas mantêm a identidade da instituição.
Os benefícios de usar o Gmail como provedor de email institucional incluem:
Segurança: O Gmail vem com medidas de segurança incorporadas, como proteção contra spam, phishing e malware.
Acessibilidade: Como o Gmail é baseado na web, você pode acessar seu email de qualquer dispositivo com uma conexão à internet.
Integração: O Gmail é totalmente integrado com outros aplicativos do Google Workspace, facilitando o compartilhamento de arquivos, a programação de reuniões e a colaboração em documentos.
Em resumo, o Google Workspace for Education e o Gmail juntos oferecem uma plataforma robusta e integrada que facilita a colaboração e a comunicação dentro de uma instituição educacional.
Saiba mais no FAQ
Drive
O Drive IFSP consiste em um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos baseado no software livre NextCloud, customizado para as necessidades do IFSP.
Provida de total segurança desde o acesso (TLS 1.2) até o armazenamento dos arquivos, o Drive IFSP permite armazenar e compartilhar arquivos de forma segura do próprio ambiente de trabalho do usuário, sendo possível atribuir aos arquivos permissões de acesso, inclusive com senhas, de forma que o próprio usuário possa garantir o sigilo e o direcionamento do conteúdo para um destinatário específico. Além também da possibilidade de criação de links públicos para acesso a estes arquivos, liberando-os para qualquer usuário da internet.
Através do Menu Principal do Drive IFSP é possível verificar os arquivos:
- “Compartilhados com você”, isto é, arquivos que outros usuários estão neste momento compartilhando com você;
- “Compartilhados com outros”, arquivos que você compartilha com outros usuários; e
- “Compartilhados por link”, arquivos cujo link foi atribuído e estão disponíveis publicamente para acesso.
É possível a utilização de aplicativos sincronizadores, disponíveis para Computadores, Tablets e Celulares (Android e iOS Apple). Vale salientar que um dos fatores mais importantes para a definição de uma tecnologia é a sua gratuidade, segurança e disponibilidade para diversos dispositivos, além de integração com os já existentes sistemas operacionais.
Outros Sistemas do IFSP também utilizam o Drive IFSP, como por exemplo o SUAP, RSC, Portais Institucionais, Concursos, dentre outros.
Observamos que o Drive IFSP possui espaço limitado de armazenamento, sendo este determinado pela infraestrutura de armazenamento e backup disponível na Infraestrutura do IFSP, por isso, o aumento deste espaço está condicionado aos investimentos sistemáticos que ocorrem anualmente afim de garantir a escalabilidade do serviço e boa aplicação dos recursos, não os deixando ociosos.
Infraestrutura da Nuvem IFSP
O Drive IFSP está hospedado nos servidores presente no Data Center do IFSP e integrada ao sistema de Backup e autenticação de Sistemas Estruturantes do IFSP.
Videoconferência
O Sistema de Videoconferência do IFSP consiste em uma tecnologia de comunicação de última geração, cujo objetivo é viabilizar o contato de pessoas geograficamente separadas por meio de tecnologia de transmissão bidirecional de vídeo, áudio e conteúdo informacional (planilhas, apresentações, filmes, dentre outros).
Para prover o serviço, disponibilizamos, através da parceria do IFSP com o Google na plataforma Google Workspace for Education, o Google Meet.
Google Meet para Educação
O Google Meet é uma ferramenta de videoconferência segura, confiável e fácil de usar que faz parte do Google Workspace for Education.
Ele permite que a comunidade escolar se conecte por vídeo para aulas, reuniões de pais e professores, desenvolvimento profissional e muito mais.
Principais recursos do Google Meet:
Fácil de usar: Você pode participar de chamadas de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, basta clicar e se reunir, sem a necessidade de plugins ou downloads.
Alta qualidade de vídeo e áudio: O Google Meet oferece vídeo e áudio de alta qualidade em todos os sistemas operacionais e dispositivos.
Integração: O Google Meet se integra perfeitamente com o Google Classroom e outros produtos do Google Workspace for Education, facilitando a participação e as apresentações.
Segurança: O Google Meet possui recursos de segurança robustos, como bloqueio de participantes anônimos e controle de quem pode usar o chat ou apresentar recursos.
Engajamento: O Google Meet inclui recursos como levantamento de mão virtual, lousa digital e reações na reunião para incentivar a participação ativa.
Em resumo, o Google Meet oferece uma plataforma robusta e integrada que facilita a colaboração e a comunicação dentro de uma instituição educacional.
Saiba mais no FAQ
VoIP
A Equipe de TI lançou o Sistema de Voz sobre IP do IFSP (VoIP-IFSP). Com a produção do VoIP IFSP, ocorre uma considerável economia nos recursos destinados a ligações telefônicas entre Campus/Reitoria e Campus/Campus. Cabe em nosso planejamento a integração com o Fone@RNP.
O VoIP é provido pelo Software Livre de Código Aberto Asterisk e pelo PABX Hibrido que é capaz de estabelecer conexões de voz, tanto pela Prestadora de Serviço de Telefonia, quanto pelo Servidor Asterisk de Provedoria VoIP. Por isso, a transparência para o usuário é imprescindível como fator decisivo deste tipo de tecnologia.
Espera-se, com a produção do VoIP IFSP, uma considerável economia nos recursos destinados a ligações telefônicas entre Campus/Retoria e Campus/Campus.
Para isso, estudos foram realizados afim de alcançar uma qualidade de ligação equiparada à qualidade oferecida pela Prestadora de Telefonia comum.
Reconhecemos também que, o sucesso deste serviço está na qualidade de ligação e passa também pela transparência do usuário ao não diferenciar o meio pelo qual a ligação será realizada, tal objetivo foi alcançado após estudos de codecs (compactadores de áudio), equipamentos PABX (que promovessem a transparência de ligações proveniente de diversos meios), diversos Sistemas provedores VoIP (capazes de concentrar autenticação e planos e discagens), dentre outros fatores que compõe a tecnologia VoIP e ainda, infraestrutura de rede necessária para viabilizá-la.
Infraestrutura
O VoIP IFSP possui seu Servidor Asterisk hospedado nos servidores presente no Data Center do IFSP, o PABX Hibrido de marca Digistar (Modelo XIP) está presente em grande parte dos nossos Campi e, em breve, estarão integrados ao Servidor Asterisk.
Firewall
Afim de padronizar a Segurança da Informação Digital e zelar pelo cumprimento das legislações vigentes a equipe de TI do IFSP aderiu ao Firewall Forcepoint. Tal decisão foi motivada pela necessidade de equalizar o nível de Segurança da Informação Digital de todo o IFSP, tendo como objetivo um Alto Nível de Segurança, já que esta é fundamental sendo a base da existência do IFSP.
Por isso, a escolha deste equipamento, em contraste aos Gratuitos e de Código Aberto, deu-se mediante:
- a necessidade de equalizar em um elevado nível a Segurança de Informação Digital dos Campi e Reitoria do IFSP;
- viabilidade de resposta rápida a incidentes de Tecnologia da Informação;
- alinhamento do conhecimento das equipes de TI do IFSP, já que, até então esse conhecimento estava disperso para diversas tecnologias de firewall;
- continuidade e evolução deste serviço baseado na padronização;
- atender de forma rápida e eficiente a legislação, eximindo a comunidade do IFSP de incidentes que poderiam vir a surgir durante o processo de domínio de qualquer outra tecnologia;
- viabilizar a Intranet do IFSP, cujo finalidade de prover uma rede interna entre os Campi e Reitoria do IFSP, aumentará ainda mais o nível de Segurança da Informação Digital;
- prover a equipe de TI do IFSP de recursos de monitoramento em tempo real e de eficiência comprovada;
- viabilizar a centralização do monitoramento e segurança de rede, sendo este objetivo somente alcançado por meio da padronização de tecnologias de segurança.
Infraestrutura
Os Equipamentos de Firewall que provê a segurança dos Serviços Estruturantes estão hospedados no Data Center da Reitoria e, os Equipamentos de Firewall que provê a segurança dos Serviços de Rede dos Campi estão hospedados no CPD de cada Campi.
WiFi
O Wifi é o serviço de rede sem fio IFSP-Reitoria e conta com antenas mais modernas e de inteligência própria que proporcionam um sinal mais potente para estações de trabalho mais distantes. Isso faz com que a rede ganhe maior alcance e qualidade de sinal.
Além disso, a TI facilitará o acesso à rede Wi-Fi através de um procedimento que não exigirá a abertura de chamado para a TI. Assim como na rede cabeada, o acesso se dará pelo login com prontuário e senha institucionais.
A nova rede Wi-Fi da reitoria está identificada como IFSP-Reitoria.
Acesso para servidor do IFSP
Acesso para Visitante
Usuários visitantes, que não possuem prontuário e senha institucionais ou acesso ao SUAP, podem realizar seu cadastro como visitante pelo link Cadastro de Visitante na tela de login (em: https://login.ifsp.edu.br) para solicitar acesso temporário à rede. Essa solicitação será enviada para um servidor avaliador apontado pelo próprio visitante. Após a autorização do avaliador, o visitante estará liberado para acessar à rede.
O cadastro de visitante está disponível tanto para a rede cabeada quanto para o Wi-Fi.
2023
Infraestrutura
- Racionalização dos recursos de TIC do IFSP, incluindo a exclusão ou consolidação de VMs descomissionadas e o reaproveitamento de equipamentos fora de uso no Data Center pelos Campi.
- Melhoria no monitoramento dos serviços do IFSP, tanto dos campi quanto do Data Center e Reitoria.
- Reestruturação e melhorias na rede cabeada e Wifi da Reitoria, incluindo o incremento de controladora e novas antenas, passando de 8 para 16 APs, e a implementação de um Firewall exclusivo da Reitoria.
- Realização de estudos técnicos e levantamento de custos para contratação de serviços de nuvem computacional.
- Desligamento completo do antigo Data Center, substituído por um novo em colocation.
- Configuração de conectividade de internet redundante para a reitoria, aproveitando-se da conexão direta disponível com o novo ambiente de Data Center.
- Adesão pioneira ao novo projeto da RNP de Backup em Nuvem, incluindo a realização de testes de carga, análise de funcionalidade e envio de relatórios para a RNP, além da elaboração de tutoriais e vídeo institucional sobre a configuração do serviço.
- Atualização completa do cluster Docker do CAOTI, em uso pelos Moodles e diversos outros serviços.
- Substituição do sistema de backup por um consolidado em um servidor com maior capacidade e novas versões de sistema operacional e serviço de backup, mantendo-se o software e licenças atuais.
- Regularização dos cadastros e dos acessos dos técnicos do IFSP ao ambiente de colocation.
- Substituição do roteador da RNP na Reitoria pelo novo enviado pela RNP.
- Configuração de infraestrutura computacional para utilização nas correções dos processos seletivos utilizando o software KaptureALL.
- Configuração de VPN S2S Route Based em parceria com a equipe da AWS, visando interligar o ambiente de POC de nuvem pública AWS com a infraestrutura atual.
Apoio a Campus
- Apoio à CTI de diversos campi em várias atividades, incluindo monitoramento Zabbix, recuperação de backup do Moodle, identificação de falhas na rede interna e organização de conteúdo dos portais institucionais.
- Apoio à PRE e PRA na contratação de serviços de TI, como DSPACE, Pergamum, Almoxarifado virtual e Gympass.
- Apoio aos campi na substituição do Firewall, na instalação e geração de certificados SSL para serviços e equipamentos diversos, consultorias técnicas relacionadas à cabeamento estruturado, servidores, firewall, wifi e processos de aquisição em geral.
- Ampliação da implantação da Rede Eduroam nos campi.
- Orientação, treinamento e elaboração de documentação para processos de aquisição e contratação de serviços de TIC.
- Atendimento de chamados diversos, incluindo instalação de cabeamento estruturado, configuração de rede, formatação de computadores, instalação de novos SSDs, configuração e manutenção de conectividade WIFI, auxílio técnico na configuração e uso de videoconferência, suporte no uso e instalação de certificados digitais, entre outros.
- Manutenção e criação de trilhas de aprendizado na Udemy.
- Empréstimo e auxílio de operação dos equipamentos de fusão de fibra para os campi.
- Doações diversas de materiais de consumo e equipamentos para os campi.
Segurança
- Para mais detalhes, confira a página do ETIR no LINK.
Serviços
- Disponibilização de infraestrutura e apoio técnico na contratação de empresa especializada na implementação do serviço de Repositório Institucional (DSPACE).
- Implantação do OJS (Open Journal Systems) em Docker para uso nos congressos do IFSP.
- Realização de upgrade na versão do SMC do Firewall.
- Ampliação e melhorias no monitoramento dos sistemas estruturantes (DNS, Eduroam, Firewall, Portais) do IFSP.
- Implantação de ferramentas para monitoramento dos Portais de Campus e Portal Institucional.
- Atualização e melhorias em sistemas de monitoramento da rede interna da Reitoria (HPE IMC).
- Implantação de novo sistema de documentação da infraestrutura do Datacenter (Netbox).
- Implementação de nova versão do servidor EDUROAM (v3 >> v4).
- Criação de portais institucionais para os campi Bauru, Presidente Prudente, Rio Claro e Miracatu no Projeto Portais da Reitoria.
- Atualização do software utilizado nos 47 portais institucionais (Joomla) que estão no Projeto Portais da Reitoria.
- Migração do software OCS (Open Conference Systems) para ambiente Docker.
- Disponibilização de infraestrutura via Docker para publicação do site do conpog (congresso de pós graduação).
- Atualização e migração do software GLPI para a última versão, agora em Docker.
- Migração do portal do escritório de processos e do portal institucional do campus Suzano para o Projeto Portais da Reitoria.
- Criação e disponibilização de infraestrutura para instalação do software DataExtractor com migração dos bancos de dados em uso.
- Implantação de novo servidor LDAP principal, muito mais seguro, estável e totalmente documentado, melhorando a confiabilidade de todo sistema de autenticação do IFSP.
- Configuração de ambiente seguro para testes e homologação de autenticação em portal captive e demais serviços utilizando a base LDAP do Google.
- Migração, em colaboração com a equipe do EAD, de toda infraestrutura e serviços utilizados pelo EAD para Docker.
- Migração transparente de todos os serviços do antigo Data Center para o novo em colocation.
- Implantação de novos servidores Docker e ajustes de configuração dos atuais para a DSI.
- Implantação de novos servidores de bancos de dados para uso dos sistemas da DSI e da CAOTI.
- Implantação de novo sistema para facilitar a gestão pela equipe de suporte da base LDAP.
- Implantação de novo serviço chamado SSP, que facilita o processo de troca de senha de acesso de usuário pelas equipes dos campi e reitoria.
- Implantação de novo serviço para a função de NAS, que agora hospeda os arquivos utilizados pelos containers Docker gerenciados pelo CAOTI, incluindo os Moodles.
- Implantação de novo serviço de banco de imagens.
- Transferência do DNS do campus Matão para o Data Center da Reitoria, facilitando a migração para nuvem pública.
- Realização de POC de migração do portal institucional e dos servidores DNS principais para a nuvem pública em parceria com o Google e a AWS, respectivamente.
- Inclusão de novos Moodles de campus entre os que estão hospedados no Data Center da reitoria e suporte direto pela equipe do EAD.
Outros
- Realização de reuniões com representantes de plataformas Cloud (GCP e AWS), e testes (POC) para estudo de possível migração de nossa infraestrutura.
- Realização de reuniões com representantes de equipamentos de Rede e Segurança, para análise de características técnicas e levantamento de viabilidade de mudanças futuras.
- Elaboração de formulário de levantamento de recursos de TIC (Rede, Telefonia e Hardware) nos Campus, com o objetivo de subsidiar projetos futuros.
- Participação em Feiras do setor de TI e Telecom (Netcom 2023 e Futurecom 2023).
Abaixo são apresentados os projetos desenvolvidos pela Coordenadoria de Arquitetura e Operações de TI, que visam atender às normas internacionais e nacionais quanto a infraestrutura e segurança em TI.
Essas normas são a base para a elaboração do Plano Diretor de TI (PDTI), no que diz respeito a Infraestrutura de TI.
Neste sentido, os projetos estão separados em abas por vigência do PDTI.
PDTI 2018-2020
Situação | Projetos | Atende |
Em andamento | Firewall IFSP | A13.1 Projeto de padronização de firewall dos câmpus com gerenciamento centralizado na reitoria A13.2 Renovação/Atualiza ção das licenças do Firewall |
Concluído | A7.1 Aquisição de novas linhas e expansão do VoIP em todo o IFSP | |
Em espera | A31.1 Elaboração de política de utilização de LDAP descentralizado A31.2 LDAP Descentralizado - Fase I - WiFi A31.3 LDAP Descentralizado - Fase II - Visitante A31.4 LDAP Descentralizado - Fase III - AD | |
Concluído | VPN C2S e S2S (StoneGate) | A21.2 Implantação de VPN S2S |
Em andamento | A15.1 Migração dos portais institucionais dos câmpus para hospedagem no Data Center da Reitoria | |
Concluido | Alta Disponibilidade e CDC SJBV | A8.5 Contratação de equipamentos para CDC SJBV A8.7 Capacitação para Solução de Alta Disponibilidade CDCs A8.1 Renovação dos Contratos de Manutenção dos CDCs A21.1 Consolidação do projeto de alta disponibilidade |
Concluído | E-mail e nuvem para Alunos | A51.1 Contratação de Solução de E-Mail e Drive Academico |
Em andamento | PD13 - Melhorar os meios de comunicação e compartilhamento de dados A40.3 Expansão do IPv6 nos campi | |
Em revisão | WiFi Reitoria | OE3 – Disponibilizar serviços, sistemas e recursos de tecnologia da informação que atendam as demandas da comunidade interna e externa e facilitar e disseminar seu uso e acesso; |
Concluído | OE2 – Garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços ofertados; | |
Em revisão | OE3 – Disponibilizar serviços, sistemas e recursos de tecnologia da informação que atendam as demandas da comunidade interna e externa e facilitar e disseminar seu uso e acesso; | |
Finalizado | Delegação DNS | OE2 – Garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços ofertados; |
Concluído | Servidor de Logs | A23.1 Inclusão de todos os serviços sistêmicoestruturantes no Servidor de Logs |
Concluído | Zabbix (NOC) | A22.1 Configuração de mais ativos no Zabbix |
Cancelado | Mconf RNP | A27.1 Atualização da estrutura atual de videoconferência |
Cancelado | vCloud/OpenStack | A10.1 Aquisição da Solução de Nuvem |
Concluído | Topologia Física e Funções de Rede | A53.1 Reorganização da rede cabeada dos Data Centers e da Reitoria |
Concluído | OE2 – Garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços ofertados; | |
Concluído | OE2 – Garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços ofertados; | |
Concluído | OE2 – Garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços ofertados; | |
Concluído | N3.4 Disponibilização e otimização dos links de dados da RNP | |
Finalizado | Videoconferência - 2ª MCU | A27.1 Atualização da estrutura atual de videoconferência |
Concluído | Rotina de Manutenção do CDC | A8.1 Renovação dos Contratos de Manutenção dos CDCs |
Concluído | Backup Exec | A20.2 Atualizar sistema base de backup |
Concluído | Mail IFSP 15GB | A20.1 Atualizar sistema base do e-mail institucional |
Concluido | A27.1 Atualização da estrutura atual de videoconferência | |
Concluído | Drive IFSP | A20.3 Atualizar sistema base do drive/cofre institucional |
Concluido | Data Domain e Veem Backup | A20.2 Atualizar sistema base de backup |
PDTI 2018-2020 RNP
Situação | Projetos | Atende |
Implantado | A40.2 Integração com o Eduroam | |
Em Análise | A40.1 Integração ao Fone@RNP | |
Em Análise | OE10 – Garantir escalabilidade de sistemas e infraestrutura; OE11 – Manter o parque tecnológico atualizado; | |
Implantado | OE1 – Melhorar e ampliar os canais de colaboração e comunicação; OE2 – Garantir a disponibilidade, integridade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços ofertados; | |
Implantado | Conferência Web | N3.3 Otimização do serviço de videoconferência |
Implantado | FileSender@RNP | OE3 – Disponibilizar serviços, sistemas e recursos de tecnologia da informação que atendam as demandas da comunidade interna e externa e facilitar e disseminar seu uso e acesso; |
Implantado | ICPEdu | A36.19 Contratação de certificados Digitais |
Implantado | Videoconferência | N3.3 Otimização do serviço de videoconferência |
Implantado | Vídeo sob Demanda | N3.3 Otimização do serviço de videoconferência |
Implantado | Transmissão de Vídeo ao Vivo | N3.3 Otimização do serviço de videoconferência |
PDTI 2015-2017
Situação | Projetos | Atende |
Em andamento | Firewall IFSP | PDTI 2015-2017 MA07 - Consolidar a governança de TI: Padronizar o ambiente de TI |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Consolidar o VoIP na reitoria e Implantar VoIP nos campi | |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implementar sistemas de controle de acesso nas áreas da TI | |
Em andamento | VPN C2S e S2S (StoneGate) | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implementar sistemas de controle de acesso nas áreas da TI |
Em andamento | Alta Disponibilidade e CDC SJBV | PDTI 2015-2017 MA03 - Organizar os processos de aquisição e manutenção de software e hardware: Atualizar o parque tecnológico PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Garantir alta disponibilidade dos servidores computacionais e Ampliar a oferta de serviços do datacenter IFSP |
Em andamento | E-mail e nuvem para Alunos | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Disponibilizar e-mail institucional para alunos |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI | |
Concluído | WiFi Reitoria | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar a rede sem fio na reitoria |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implementar sistemas de controle de acesso nas áreas da TI | |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Ampliação da oferta de serviços do datacenter IFSP | |
Em andamento | Delegação DNS | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implementação de Gerenciamento de Serviço nos campi PDTI 2015-2017 MA07 - Consolidar a governança de TI: Estudar a Centralização/Descentralização de serviços de TI |
Em andamento | Servidor de Logs | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança |
Em andamento | Zabbix (NOC) | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantação de padrões de qualidade para a gerência de serviços |
Em andamento | Mconf RNP | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Estudar a viabilidade de implantação de solução de webconferência |
Em andamento | vCloud/OpenStack | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Ampliação e/ou diversificação da oferta de serviços à comunidade (hospedagem de sites, oferta de ambientes virtuais para grupos, fóruns de discussão, divulgação de material informativo sobre TI) |
Concluído | Topologia Física e Funções de Rede | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantação de padrões de qualidade para a gerência de serviços |
Concluído | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança | |
Concluído | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança | |
Concluído | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança | |
Concluído | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI | |
Concluído | Videoconferência - 2ª MCU | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Melhorar/ampliar os serviços de videoconferência |
Concluído | Rotina de Manutenção do CDC | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Criar rotina de manutenção preventiva do datacenter |
Concluído | Backup Exec | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Consolidar rotinas de segurança |
Concluído | Mail IFSP 15GB | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Aumentar a cota do e-mail institucional |
PDTI 2015-2017 RNP
Situação | Projetos | Atende |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantar sistema de autenticação centralizada. | |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Consolidar o VoIP na reitoria. PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantar VoIP nos campus | |
Em andamento | PDTI 2015-2017 MA04 - Investir na melhoria da infraestrutura e parque tecnológico: Garantir alta disponibilidade dos servidores computacionais. PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implementação de Gerenciamento de Serviço nos campi. PDTI 2015-2017 MA07 - Consolidar a governança de TI: Estudar a Centralização/Descentralização de serviços de TI. | |
Implantado | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantar sistema de autenticação centralizada. | |
Implantado | Conferência Web | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Melhorar/ampliar os serviços de videoconferência. |
Implantado | FileSender@RNP | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI:Consolidar CAFe. |
Implantado | ICPEdu | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantar sistema de autenticação centralizada. PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Implantar sistema de certificação digital de documentos. |
Implantado | Videoconferência | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Melhorar/ampliar os serviços de videoconferência. |
Implantado | Vídeo sob Demanda | PDTI 2015-2017 MA05 - Investir na melhoria dos serviços de TI: Melhorar/ampliar os serviços de videoconferência. |
Implantado | Transmissão de Vídeo ao Vivo | PDTI 2015-2017 MA05 -Investir na melhoria dos serviços de TI: Melhorar/ampliar os serviços de videoconferência. |
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