Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > PRE divulga resultado final da seleção de bolsistas de iniciação à docência
Início do conteúdo da página

PRE divulga resultado final da seleção de bolsistas de iniciação à docência

Ação faz parte do Programa de Formação de Educadores (PROFE). Confira aqui o Comunicado referente a bolsas adicionais.

  • Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 17h41
  • Acessos: 14142

A Pró–reitoria de Ensino (PRE) divulgou hoje (26) o resultado final da distribuição de bolsas aos Cursos de Licenciatura que manifestaram interesse ao edital de bolsas de iniciação à docência, vinculado ao Programa de Formação de Professores – PROFE.

Rafael Alves, Coordenador de Licenciaturas, comemora o interesse no programa e o empenho dos servidores em viabilizar a participação dos Cursos, seja na disposição em orientar os bolsistas ou busca de escolas parceiras. Houve manifestação de interesse registrada por 41 cursos.

Diante da demanda por bolsas para esta edição do PROFE, a PRE, num esforço conjunto com a Pró-reitoria de Administração, ampliou o número de bolsas de 100 para 119, de modo a atender todas as solicitações feitas pelos cursos habilitados a participar desta edição.

Os Pró-reitores Reginaldo Vitor e Silmário Batista destacam que a ampliação da oferta inicial corrobora a preocupação da atual gestão em incentivar a iniciação à docência, apoiando os Cursos de Licenciatura do IFSP, principal objetivo do PROFE.


Os selecionados irão desenvolver atividades junto a escolas públicas de educação básica.

O edital é a primeira ação do Programa de Formação de Educadores (PROFE), cuja portaria de instituição foi assinada no último dia 16 de setembro pelo reitor do IFSP, Eduardo Modena.

Criado na esteira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o PROFE visa fomentar a iniciação à docência e contribuir para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira, apoiando os cursos de licenciatura do IFSP nesse processo. É um programa da pró-reitoria de Ensino, desenvolvido pela coordenadoria de Licenciaturas (Clic) e pela Diretoria de Graduação (DGRA).

Para Modena, o PROFE é uma maneira de garantir que programas historicamente bem-sucedidos como o Pibid tenham continuação com o esforço interno. O reitor afirma que a iniciativa expressa a preocupação da reitoria em assegurar uma melhor qualidade das licenciaturas do IFSP. 

Edital IFSP/PRE/DGRA nº 675/2019 - Seleção de alunos para bolsas de iniciação à docência.

Portaria nº 3492/2019  - Institui o Programa de Formação de Educadores - PROFE.

1ª Retificação

Resultado preliminar  

Resultado Final 

Comunicado - bolsas discentes adicionais NOVO

De acordo com os coordenadores do PROFE, Rafael Alves da Silva e Cláudia Fonseca, além de estimular práticas inovadoras, o programa contribui para a valorização da carreira docente e para as condições de permanência e êxito dos estudantes dos cursos de licenciatura da instituição.

Entre as ações propostas pelo PROFE estão o pagamento de bolsas a discentes e/ou professores em atividades de iniciação à docência, o incentivo a publicações voltadas às temáticas concernentes ao programa e a promoção de eventos.

Edital nº 675/19 – O pró-reitor de Administração, Silmário Batista, enfatiza que um estudo feito pela pró-reitoria possibilitou a alocação de R$ 100 mil para esse primeiro edital do programa, que vai viabilizar cem bolsas de iniciação à docência.

O prazo para a inscrição dos alunos vai até o dia 4 de outubro. A seleção de bolsistas seguirá as seguintes etapas:

I – Manifestação de interesse por parte dos cursos de licenciatura do IFSP, indicando o número de bolsas pretendidas.

II – Análise da demanda dos cursos por parte da DGRA e distribuição das bolsas disponíveis, considerando os critérios estabelecidos no edital.

III – Inscrição de candidatos diretamente com a coordenação dos cursos, após publicação do número de bolsas disponível para cada curso.

IV – Análise das inscrições e classificação dos candidatos pela coordenação dos cursos.

V – Implementação das bolsas e início das atividades.

Os interessados podem conferir os requisitos para participação, as responsabilidades, os compromissos, os critérios de seleção, o cronograma completo de seleção e outras informações detalhadas acessando o edital disponível AQUI.

Sentados(da esquerda para direita)pró-reitor: Reginaldo Vitor, o reitor Eduardo Modena e o pró-reitor de administratação Silmario Batista. Em pé (da esquerda para direita) os Coordenadores do PROFE Cláudia Fonseca e Rafael Alves da Silva.
Sentados (da esquerda para direita) o pró-reitor de ensino Reginaldo Vitor, reitor Eduardo Modena e o pró-reitor de administração Silmário Batista.
Em pé (da esquerda para direita) os Coordenadores do PROFE Cláudia Fonseca e Rafael Alves da Silva.
registrado em:
Fim do conteúdo da página