Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > Encontro inédito encerra as atividades de 2019 do Mulheres do IFSP
Início do conteúdo da página

Encontro inédito encerra as atividades de 2019 do Mulheres do IFSP

As participantes compartilharam experiências e participaram de oficinas sobre identidade e inserção no mercado de trabalho

  • Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 13h35
  • Acessos: 11345

Araraquara foi palco, nos dias 14 de 15 de dezembro, do 1º Encontro de Estudantes do Programa Mulheres do IFSP. A ideia do Encontro foi promover a integração entre as participantes do Programa. Foi também um momento de incentivar a socialização das experiências dessas mulheres, afirma a coordenadora do Mulheres no IFSP, Elaine Raimundo.

Durante o evento, elas puderam participar de oficinas que abordaram temas como a identidade da mulher e as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, considerando os princípios da economia solidária. Também assistiram à palestra de Miriam Nobre, da Sempreviva Organização Feminista (SOF), que falou sobre as possibilidades de criação de espaços de formação e produção de saberes, o reconhecimento do trabalho realizado pela mulher e a ampliação das condições de escolha para a construção de um processo solidário que tenha como intuito estabelecer um novo olhar sobre a qualidade de vida.

No primeiro dia, as participantes receberam os certificados de participação no Programa, que tem o objetivo de qualificar mulheres das regiões urbanas e rurais residentes nas intermediações dos câmpus do Instituto, além de oferecer formação cidadã, voltada ao combate à violência e às desigualdades de gênero. A cerimônia de certificação contou com a presença do pró-reitor de Extensão, Wilson Matos, da deputada estadual Márcia Lia (PT), do diretor em exercício do Câmpus Araraquara, Mauro De Lucca, e da coordenadora do Programa, Elaine Raimundo. O Coral do IFSP comandou a apresentação cultural.

Um espaço para o público infantil fez toda a diferença nos dois dias de evento. Segundo Elaine, esse espaço foi o que possibilitou a participação de muitas das mulheres, já que grande parte não teria com quem deixar os filhos. Cerca de 60 crianças de até 12 anos participaram das atividades recreativas, que ficaram por conta das estudantes do curso técnico em Lazer do Câmpus Avaré.

Em passagem pelo Encontro, o reitor, Eduardo Modena, e o pró-reitor de Administração, Silmário dos Santos, fizeram questão de reforçar a importância do Programa Mulheres do IFSP e garantiram que a atual gestão está empenhada em garantir a sua continuidade. Atualmente os câmpus Araraquara, Avaré, Boituva, Bragança Paulista, Capivari, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Matão, Pirituba, Tupã e Votuporanga participam do Programa.

A fala de enceramento do evento foi feita pelo pró-reitor de Extensão, que agradeceu a todos os participantes e em especial aos apoiadores do encontro: Coopemesp, Sindicato do Químicos de São Paulo e Sinasefe.

registrado em:
Fim do conteúdo da página