Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos > Últimas notícias > Projeto de Extensão do Câmpus São Paulo realiza sarau virtual
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão do Câmpus São Paulo realiza sarau virtual

Ação pretende trazer momentos de poesia e beleza para o cotidiano das pessoas durante o período de isolamento social

  • Publicado: Sexta, 03 de Abril de 2020, 14h08
  • Última atualização em Sexta, 03 de Abril de 2020, 17h03
  • Acessos: 11141

O grupo extensionista Arte Mundana, do Câmpus São Paulo, está promovendo, por meio do seu perfil na rede social Instagram (@grupoartemundana), um sarau virtual envolvendo alunos do IFSP e participantes de todo o Brasil. O grupo tem recebido e compartilhado, via stories, vídeos de poesias e outras manifestações artísticas e, no próximo dia 10 de abril, fará uma live em que os participantes do sarau poderão interagir em tempo real.

É bem simples participar: basta enviar um vídeo de até um minuto, na posição vertical, para os contatos do grupo que são disponibilizados no Instagram. Vale qualquer tipo de expressão: poesia, música, mímica, teatro etc.

De acordo com Carlos Vinicius Veneziani dos Santos, professor de Português do Câmpus São Paulo e coordenador do Projeto de Extensão Arte Mundana, a ideia do sarau foi dada pela ex-bolsista, agora voluntária, Natália Biston. Segundo o professor, ela fez a proposta no grupo de WhatsApp do projeto, e todos concordaram. “Aos poucos, fomos agregando outras ideias e, quando vimos, o sarau tinha tomado um corpo incrível, com grande aceitação dos seguidores. Ficamos muito satisfeitos, porque é a nossa primeira experiência com redes sociais como veículo principal da ação”, contou.

O professor relatou que a adesão do público tem sido surpreendentemente positiva e que o grupo tem recebido vídeos de alunos, ex-alunos e de pessoas da comunidade externa ao IFSP. “Nossa iniciativa extrapolou o âmbito do estado, e tivemos contribuições até da Bahia. Acreditamos que ainda haverá mais vídeos recebidos de todo o país”, disse Vinicius.

Vinicius afirmou que promover ações que envolvam a arte e, de certa forma, aproximem as pessoas neste momento de isolamento social, é muito importante. Segundo ele, a arte traz várias possibilidades, em vários aspectos, e pode suprir um pouco da necessidade de expressão, de afeto e de contato físico, limitados pelo isolamento social. “Iniciativas virtuais como a nossa ampliam as possibilidades de comunicação e, sendo iniciativas artísticas, oferecem ainda uma abertura no campo dos sentimentos, das emoções, das percepções não convencionais, que não estariam contemplados por reuniões virtuais de trabalho e conversas formais, por exemplo”.

 

Sobre o projeto Arte Mundana

O projeto Arte Mundana existe desde 2015, e desde seu surgimento teve a perspectiva de estabelecer um circuito de eventos artísticos e culturais no Câmpus São Paulo, divulgando a Instituição e congregando a comunidade externa em torno da produção de conteúdos que esses eventos apresentavam. Nesses seis anos, o projeto já organizou um concurso literário de âmbito internacional (Abrace um autor), quatro festivais de música (FEMUFE), três festivais de poesia (FEPIS), dois festivais de quadrinhos (FEQUAD), quatro Tendas Culturais (ações culturais durante a SEDCITEC), três saraus de arte e cultura surda, entre muitas outras ações.

O grupo é constituído, hoje, de dez bolsistas remunerados, dois voluntários oficiais e um grande número de voluntários eventuais. Nos primeiros anos, o grupo contava exclusivamente com estudantes do curso de Letras, mas o caráter multidisciplinar do projeto permitiu a abertura para participantes de outros cursos, como Gestão de Turismo, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática. O projeto procura articulação com outros projetos do câmpus, conforme conveniência.

De acordo com o professor Vinícius, o calendário de atividades presenciais teve que ser repensado devido ao Covid-19, mas a excelente resposta obtida com o Sarau Virtual pode indicar outras possibilidades para efetivar a articulação entre as comunidades interna e externa pela arte. Em breve o grupo terá novidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página